Notícias

Entre os dias 5 e 6 de maio realizou-se em Luanda o IV Encontro das Escolas Portuguesas no Estrangeiro. Este ano, voaram até Luanda, pelas mãos dos representantes da EPM-CELP, Dra. Luísa Antunes e Eng. António Marques, as nossas Bonecas Viajantes, para se encontrarem com as outras, produzidas nas outras Escolas Portuguesas no estrangeiro, no Encontro das EPE’s. Aí foram expostas, depois trocadas entre as turmas que as produziram e as levam a conhecer outras comunidades, culturas e tradições, durante o próximo ano. Ainda este ano as turmas das diferentes EPE’s entrarão em contacto entre si, via Teams, com o objetivo de conhecerem e conversarem com a turma que produziu a boneca.

A Escola Portuguesa de Moçambique – Centro de Ensino e Língua Portuguesa (EPM-CELP) celebrou, na segunda-feira, 5 de maio, o Dia da Língua Portuguesa e da Cultura na CPLP, sob o lema “A promoção e difusão da Língua Portuguesa e da diversidade cultural dos Estados-Membros da CPLP: das experiências tradicionais às plataformas digitais”. O evento, que reuniu diplomatas de vários países da CPLP, representantes de governos, alunos, pais e encarregados de educação, serviu para assinalar a efeméride, num sarau que misturou a música, a declamação, o teatro em homenagem ao Luís Vaz de Camões.

Arrancou hoje, no Colégio São Francisco de Assis, em Luanda Sul, Angola, o IV Encontro das Escolas Portuguesas no Estrangeiro (EPE). Sob chancela da Direção-Geral da Administração Escolar, através da Direção de Serviços de Ensino e das Escolas Portuguesas no Estrangeiro, está em análise, hoje e amanhã, a Cooperação Internacional e Educação, num contexto em que os desafios educativos ultrapassam fronteiras e exigem respostas coordenadas, solidárias e inovadoras, tal como afirmou Miguel Girão de Sousa, Adido para a Cooperação e Diretor do Centro Português de Cooperação naquele país.

Entre os dias 31 de março e 3 de abril, decorreram as finais dos Concursos de Soletração e de Leitura Expressiva (9ª edição), promovidos pela Biblioteca Escolar José Craveirinha, e realizados em articulação com os professores titulares dos 2º, 3º e 4º anos e de Português dos 5º, 6º, 7º e 8º anos. Numa primeira fase, em contexto de sala de aula, foi feita a seleção do finalista de cada uma das turmas envolvidas. Nas finais, os alunos, apoiados por colegas e familiares, participaram entusiástica e empenhadamente, pelo que todos estão de parabéns pelo seu desempenho. A BEJC agradece aos professores e aos pais envolvidos, bem como ao júri.

Este ano letivo a nossa escola participa, uma vez mais, no Campeonato Internacional Supertmatik de Cálculo Mental (19ª edição), atividade dinamizada pela Área Disciplinar de Matemática.

Concluída a fase dos jogos entre turmas dos 1.º, 2.º e 3.º ciclos do Ensino Básico, no dia 30 de abril de 2025 foram apurados os três alunos finalistas de cada escalão que irão representar a EPM-CELP na Grande Final Online a disputar no mês de maio, em data a anunciar.

O Polo da Beira da Escola Portuguesa de Moçambique – Centro de Ensino e Língua Portuguesa comemorou, na última sexta-feira, 25 de abril, o Dia da Liberdade, através de uma apresentação de vários trabalhos realizados pelos alunos do 1.º ciclo, tais como a construção dos Pássaros da Liberdade (1.º e 2.º anos) e das Pombas da Paz (3.º e 4.º anos).

O júri do Observatório de Leitura, coordenado por Benita Prieto, divulgou, ontem, dia 23 de abril, Dia Mundial da Livro e dos Direitos de autor, as publicações distinguidas com o Selo Caminhos de Leitura, um dos prémios portugueses mais recentes na área da literatura para a infância e juventude. Em apreciação estiveram obras enviadas por 37 editoras tendo sido as mesmas contempladas tendo em conta vários critérios, como a qualidade do texto, ilustração, projeto gráfico, abordagem de temáticas inovadoras, criatividade e qualidade da tradução.

Eventos Próximos

 

ic acesso
ACEDER