web marcelo1.jan20
Na passagem pela Escola Portuguesa de Moçambique – Centro de Ensino e Língua Portuguesa (EPM-CELP), integrada na sua visita oficial de cinco dias a Moçambique, o Presidente da República Portuguesa, Marcelo Rebelo de Sousa, destacou os feitos da nossa Escola no âmbito das relações de cooperação entre Portugal e Moçambique, garantindo que o governo português apostará sempre no desenvolvimento da nossa instituição, que celebrou o 20.º aniversário no passado mês de novembro sob o lema “20 anos de Memórias”.
Fotos no final do artigo
20anos cartaz.baixo
A sessão solene de comemoração do 20.º aniversário da EPM-CELP, agendada para a próxima terça-feira (14 de janeiro), às 16h30 no pavilhão gimnodesportivo, contará com a participação do Presidente da República Portuguesa, Marcelo Rebelo de Sousa.
web donativosbebes 13dez19A campanha na EPM-CELP de recolha de donativos para ajudar mães cujos bebés prematuros estão em situação de internamento hospital chegou hoje ao fim. Realizado no âmbito das efemérides do “Novembro Roxo” e do Dia Mundial da Prematuridade, ambos assinalados em novembro, o movimento foi impulsionado pela Associação de Estudantes da nossa Escola, coadjuvada pelas associações de Pais e Encarregados de Educação e de Mães e Bebés Prematuros em Rede, que conseguiu coletar 213 mantas, 68 pacotes de fraldas diversas, 147 latas de leite “pre-nan”, 45 latas de leite diverso e cinco sacolas de produtos diversos, que serão entregues amanhã às mães dos bebés internados nos cuidados intensivos dos hospitais de Mavalane e Geral José Macamo.
web parlamento 12dez19As sessões do Parlamento dos Jovens 2020 já arrancaram na EPM-CELP. Ontem à tarde, alunos do terceiro ciclo do ensino básico e do ensino secundário reuniram-se, em debate preparatório, no Auditório Carlos Paredes, para discutir questões relacionadas com a “Violência doméstica e no namoro”, tema escolhido pela iniciativa da Assembleia da República de Portugal para o ano letivo 2019/2020. Com pompa e circunstância, os políticos de “palmo e meio” expuseram as suas teorias e conhecimentos sobre o assunto, como prova da sua prestação cívica de modo a conquistar espaço para a candidatura a deputados à sessão nacional do Parlamento dos Jovens pelo círculo fora da Europa.
web mabuko 12dez19O projeto “Mabuko Ya Hina” (Os Nossos Livros), representado pela Escola Secundária Mateus Sansão Muthemba, participa, pela primeira vez, no “Concurso Nacional de Leitura” (CNL), uma iniciativa do Plano Nacional de Leitura de Portugal (PNL2027). É a 14.ª edição do certame, que teve início a 7 de outubro último e vai prolongar-se até 6 de junho de 2020, com o principal objetivo de “estimular o gosto e o prazer da leitura para melhorar o domínio da língua portuguesa, a compreensão leitora e os hábitos de leitura”, tal como oficialmente anunciado.

jornalarte quad

pontalingua quad

Logo UPA

despesc

Topo