Notícias

Dezenas de escolas da cidade de Maputo participaram, entre os dias 6 e 16 de outubro, na 12.ª edição do Festival Escolas com Livros, uma iniciativa do projeto “Mabuko Ya Hina” que promove a leitura, a escrita e a expressão artística. Ao longo de duas semanas, alunos do ensino primário e secundário apresentaram leituras, dramatizações, reconto de histórias e declamações de poemas, evidenciando o envolvimento crescente das escolas com a literatura moçambicana e lusófona.

No passado sábado, dia 25 de outubro, a Equipa de Emergência da Escola Portuguesa de Moçambique – Centro de Ensino e Língua Portuguesa, integrada por Assistentes Operacionais, realizou um simulacro de incêndio e resgate de uma vitima inconsciente do interior de uma viatura automóvel no parque de estacionamento da escola.

O treino visa a aquisição de competências da equipa, de modo a estar preparada para um eventual incidente desta natureza.

Os incêndios em viaturas são fenómenos recorrentes e de difícil combate devido às elevadas temperaturas que poderão ser atingidas.

No dia 21 de outubro, com o propósito de chamar a atenção para este grave problema, comemora-se o Dia Mundial de combate ao bullying e a Biblioteca Escolar José Craveirinha (BEJC) não quis deixar de se associar a esta chamada de atenção mundial.

Durante a sua visita à EPM-CELP, a presidente da Ciência Viva, Rosalia Vargas, destacou o entusiasmo e o empenho dos professores da escola, defendendo que o ensino da ciência deve integrar o questionamento e o pensamento crítico desde cedo. Para ela, a tecnologia deve ser entendida como uma ferramenta ao serviço da humanidade e não como uma força autónoma. “Em ciência e na sociedade, nada deve ser ignorado. O conhecimento é o nosso melhor escudo”.

A Escola Portuguesa de Moçambique – Centro de Ensino e Língua Portuguesa assinalou a efeméride do Dia Mundial da Alimentação com diversas atividades, que envolveram os alunos de diferentes ciclos de ensino, com o objetivo de responder ao repto da FAO e das Nações Unidas – “a criação de um futuro pacífico, sustentável, próspero e seguro em termos alimentares”.

Eventos Próximos

 

ic acesso
ACEDER