web donativosbebes 13dez19A campanha na EPM-CELP de recolha de donativos para ajudar mães cujos bebés prematuros estão em situação de internamento hospital chegou hoje ao fim. Realizado no âmbito das efemérides do “Novembro Roxo” e do Dia Mundial da Prematuridade, ambos assinalados em novembro, o movimento foi impulsionado pela Associação de Estudantes da nossa Escola, coadjuvada pelas associações de Pais e Encarregados de Educação e de Mães e Bebés Prematuros em Rede, que conseguiu coletar 213 mantas, 68 pacotes de fraldas diversas, 147 latas de leite “pre-nan”, 45 latas de leite diverso e cinco sacolas de produtos diversos, que serão entregues amanhã às mães dos bebés internados nos cuidados intensivos dos hospitais de Mavalane e Geral José Macamo.
web parlamento 12dez19As sessões do Parlamento dos Jovens 2020 já arrancaram na EPM-CELP. Ontem à tarde, alunos do terceiro ciclo do ensino básico e do ensino secundário reuniram-se, em debate preparatório, no Auditório Carlos Paredes, para discutir questões relacionadas com a “Violência doméstica e no namoro”, tema escolhido pela iniciativa da Assembleia da República de Portugal para o ano letivo 2019/2020. Com pompa e circunstância, os políticos de “palmo e meio” expuseram as suas teorias e conhecimentos sobre o assunto, como prova da sua prestação cívica de modo a conquistar espaço para a candidatura a deputados à sessão nacional do Parlamento dos Jovens pelo círculo fora da Europa.
web mabuko 12dez19O projeto “Mabuko Ya Hina” (Os Nossos Livros), representado pela Escola Secundária Mateus Sansão Muthemba, participa, pela primeira vez, no “Concurso Nacional de Leitura” (CNL), uma iniciativa do Plano Nacional de Leitura de Portugal (PNL2027). É a 14.ª edição do certame, que teve início a 7 de outubro último e vai prolongar-se até 6 de junho de 2020, com o principal objetivo de “estimular o gosto e o prazer da leitura para melhorar o domínio da língua portuguesa, a compreensão leitora e os hábitos de leitura”, tal como oficialmente anunciado.
web direitos.crianca 10dez19Desafios e resoluções sobre os direitos das crianças no mundo foi o mote que inspirou, na manhã de hoje, Dia Internacional dos Direitos Humanos, um debate entre dezenas de alunos do ensino secundário da EPM-CELP, realizado no Auditório Carlos Paredes. Num painel composto por estudantes, estes discutiram ideias em torno do tema “Quem Seríamos Sem Infância? Ou com Outra?”, repudiando, de sobremaneira, os casamentos prematuros e a exploração infantil no mercado do trabalho e no terrorismo, bem como o incumprimento das leis universais sobre os Direitos Humanos.
web asteroides 09dez19Terminou, na última quinta-feira (5 de dezembro), na EPM-CELP, a campanha “Caça aos Asteróides”, que, durante um mês, envolveu oito alunos do sétimo ano do ensino básico na análise de imagens recolhidas por telescópios para posterior identificação de asteróides e objetos em rota de colisão com o planeta Terra. A ação, inserida no plano anual de atividades do grupo disciplinar de Ciências Físico-Químicas, integrou-se na iniciativa da NASA e do Centro de Colaboração Internacional em Pesquisa Astronómica (IASC, sigla em inglês).

jornalarte quad

pontalingua quad

Logo UPA

despesc

Topo