"Rainha da Paz" venceu 10.º Festival “Escolas Com Livros”

No passado dia 03 de novembro, o Projeto da EPM-CELP “Mabuko Ya Hina (Os Nossos Livros)” encerrou as atividades do Festival “Escolas Com Livros”, comemorando a sua 10ª edição, numa cerimónia que decorreu no Auditório Carlos Paredes, da Escola Portuguesa de Moçambique - Centro de Ensino e Língua Portuguesa (EPM-CELP), e na qual estiveram presentes o Vice-Ministro da Educação e Desenvolvimento Humano, Manuel Bazo, em representação de Sua Excelência a Ministra da Educação e Desenvolvimento Humano, Carmelita Namashulua, a Ministra Conselheira da Embaixada de Portugal em Moçambique, Rita Araújo, em representação de Sua Excelência o Embaixador de Portugal em Moçambique, António Costa Moura, e a Conselheira para a Cooperação da Embaixada de Portugal em Moçambique, Patrícia Pincarilho.

Os alunos do 3.º F da EPM–CELP deram início à cerimónia, com a entoação dos Hinos de Moçambique e de Portugal, seguindo-se o discurso de enquadramento da sessão, proferido pela Coordenadora do Projeto “Mabuko Ya Hina”, Ana Albasini.

Seguidamente, a presidente da Comissão Administrativa Provisória (CAP) da EPM–CELP, Luísa Antunes, procedeu à abertura oficial do evento, endereçando palavras de agradecimento ao Ministério da Educação e Desenvolvimento Humano e a todas as escolas que integram o projeto “Mabuko Ya Hina”, afirmando: “Estamos conscientes de que só com um trabalho conjunto poderemos levar a bom termo os propósitos do projeto e fazer com que ele seja verdadeiramente assumido pelas escolas onde é implementado, garantido a sustentabilidade do mesmo”.

O Festival “Escolas Com Livros” é uma atividade dinamizada no final de cada ano letivo do Sistema de Ensino de Moçambique e é o maior evento do projeto “Mabuko Ya Hina”, por integrar, presentemente, 21 escolas, dos distritos de Maputo, Matola e Matutuíne, proporcionando o intercâmbio entre as mesmas e a apresentação de inúmeras iniciativas de leitura e de animação cultural.

f.escolaslivros

Entre 2012 e 2018, o evento decorria durante uma semana, reunindo todas as escolas participantes.

Em 2019 e 2020, devido à pandemia de Covid-19, o Festival “Escolas Com Livros” não se realizou, retomando-se a dinamização das atividades em 2021, com uma nova dinâmica. A partir desse ano, optou-se pela realização de Concursos, tendo-se promovido, no referido ano e em 2022, o Concurso de Leitura “Ler bem!” e em 2023 o Concurso de Teatro “Representar bem!”

Para retratar estes 10 anos de Festival “Escolas Com Livros”, foi projetado, na cerimónia de comemoração da sua 10ª edição, um vídeo com fotografias ilustrativas das apresentações feitas pelas escolas.

Ao longo dos anos, os Festivais têm sido acompanhados por um Júri, que avalia as apresentações, apurando as três escolas vencedoras.

Em 2023, a vencedora do concurso de Teatro “Representar bem!” foi a Escola Comunitária Rainha da Paz, a qual apresentou, na cerimónia, a peça que levou a concurso, baseada na publicação da EPM–CELP, “A Viagem”, da autoria de Tatiana Pinto.

 f.escolaslivros2  f.escollivros1

No encerramento desta cerimónia, Rita Araújo, Ministra Conselheira da Embaixada de Portugal em Moçambique, exaltou a relevância do projeto “Mabuko Ya Hina”, dizendo: “Lembro, com grande orgulho, que o Projeto é mais um exemplo da excelente cooperação entre os Governos de Portugal e de Moçambique, na área da educação. Este festival constitui uma poderosa iniciativa impulsionadora de intercâmbio entre escolas”.

Por seu turno, Manuel Bazo, Vice-Ministro da Educação e Desenvolvimento Humano, realçou, no seu discurso, a importância da expressão artística, referindo que “com efeito, a expressão artística encontrada no concurso entre escolas, no caso de teatro, é uma forma de arte que desenvolve várias habilidades, não só de ordem motora, mas também habilidades cognitivas, visto que, através da história, representam e despertam sentimentos variados entre os espetadores”.

A Escola Primária Completa Unidade 19 encerrou, com chave de ouro, a cerimónia de comemoração da 10ª edição do Festival “Escolas Com Livros”, entoando uma canção que surpreendeu e emocionou o júri, aquando da participação desta escola no Concurso de Teatro “Representar bem!” 

f.escolaslivrosg

 

 

ic acesso

 

Micaia EPM no FB

micaia

 

Pesquisa