“Pátio dos Bichos” uniu talentos e gerações em livro

Foi lançado, no dia 5 de março, no átrio principal da Escola Portuguesa de Moçambique – Centro de Ensino e Língua Portuguesa (EPM-CELP), o livro do escritor português, Vergílio Vieira,  ilustrado por alunos do 2.º e 3.º ciclos da Escola, intitulado “O Pátio dos Bichos”. A obra infantojuvenil reúne mais de uma dezena de poemas sobre animais em vias de extinção em vários lugares geográficos do mundo, trazendo, para além do aspeto lúdico e formativo, uma reflexão sobre o valor da preservação do ambiente.

No lançamento estiveram presentes os alunos que ilustraram o livro em contexto didático, com as professoras de Educação Visual Rita Pereira e Sara Teixeira, os quais tiveram oportunidade de colocar várias questões ao autor sobre a sua vida, a escrita e a leitura.

O autor manifestou uma enorme satisfação pelo reconhecimento que o livro está a ter na nossa Escola, que se traduz na adoção do mesmo pelos professores do 1.º ciclo do ensino básico e na sua candidatura ao Plano Nacional de Leitura.

Referiu igualmente em resposta a uma aluna que “A ideia para este livro surgiu numa feira do livro nos Jardins da Presidência da República onde havia  um Pátio dos Bichos.

Vergílio falou igualmente da importância da literatura infantojuvenil, apesar da sua subalternização em relação à literatura para adultos, referindo que esta fronteira é uma fronteira artificial. O autor frisou também a importância da leitura e da leitura dos clássicos para quem tem por missão escrever. O facto de escrever poesia, com rima e segundo uma métrica definida deveu-se ao facto de ter estudado latim e os clássicos na sua passagem pelo Seminário de Braga..

 O lançamento desta obra coincidiu com as celebrações do Dia Mundial de Vida Selvagem, assinalado no domingo, 3 de março, sob o lema “Ligar Pessoas e Planeta: Explorar a Inovação Digital na Conservação da Vida Selvagem”.

Como referimos anteriormente, este livro surge como um desafio lançado às professoras Rita Pereira e Sara Teixeira, e aos alunos do 5.ºA, 5.ºB, 5.ºC, 8.ºA e 8.ºD, do ano letivo 2019/2020, para a produção de dezenas de ilustrações. A ideia, tal como referiu Luísa Antunes, presidente da Comissão Administrativa Provisória da EPM-CELP, “é incluir mais os alunos e professores em projetos importantes e emblemáticos da escola”.

Alguns poemas do livro foram lidos de forma expressiva pelos professores Faira Semá e Paulo Lima. O evento contou, para além do autor e alunos ilustradores, com a presença de membros da direção, alunos, professores, pais e encarregados de educação.

o patio das sombras p1

 

ic acesso

 

Micaia EPM no FB

micaia

 

Pesquisa