Mais 27 alunos reconhecidos em Estudos em Língua Francesa

Pela terceira vez consecutiva, 27 alunos da Escola Portuguesa de Moçambique – Centro de Ensino e Língua Portuguesa (EPM-CELP) receberam, no passado dia 12 de outubro, no Auditório Carlos Paredes, os Diplomas de Estudos em Língua Francesa (DELF), referentes a vários níveis: Estes diplomas são obrigatórios para aqueles que queiram frequentar estudos superiores em França, bem como para a valorização de candidaturas a empregos em organizações francófonas.

Para além de certificar os candidatos, o programa visa impulsionar o interesse pelo francês nos alunos. Este processo de certificação apresenta cinco níveis, o A1, A2, B1, para o básico, e C1, C2 para os níveis mais avançados. O diploma é emitido pelo Ministério da Educação Francês e não tem prazo de validade. Em Moçambique só há duas instituições que podem certificar o exame DELF, o Instituto de Línguas e o Centro Cultural Franco-Moçambicano.

Para Faira Semá, representante da área disciplinar de Francês na EPM-CELP, a continuidade da certificação na nossa escola deve-se ao seu impacto na comunidade educativa. “Tanto os alunos como os pais e encarregados de educação mostram-se, cada vez mais, interessados em aprender o francês. A possibilidade de candidatar-se a estudos superiores em vários países francófonos, em aprender sobre sua cultura francesa, tem apaixonado os candidatos”, referiu a docente.

A cerimónia de entrega de diplomas contou com a presença de Luísa Antunes, presidente da Comissão Administrativa Provisória da EPM-CELP, de pais e encarregados de educação, dos coordenadores Pedagógico, Orlando Chissano, e de Marketing, Yolanda Cuamba, do Centro Cultural Franco-Moçambicano, de professores do departamento de línguas e demais convidados.

Os próximos exames para a certificação em DELF serão realizados no dia 07 de novembro próximo e as inscrições encerram a 20 de outubro corrente

 

ic acesso

 

Micaia EPM no FB

micaia

 

Pesquisa