EPM-CELP lança o livro “Menina sem rosto” escrito e ilustrado por Beatriz Leonardo

Na última sexta-feira (22 de março), no átrio principal da Escola Portuguesa de Moçambique – Centro de Ensino e Língua Portuguesa (EPM-CELP), a escritora Beatriz Leonardo lançou o seu primeiro livro, diante de familiares, amigos e conhecidos. Intitulado “A Menina Sem Rosto”, o conto, com Ilustrações da sua autoria, narra a aventurosa vida de uma menina “sem rosto”, que viveu e cresceu com ela.

A obra foi apresentada de forma prolixa por duas alunas do 11.C, que, para além de descreverem aspetos estruturais do livro, se debruçaram sobre a narrativa e o seu alcance, os personagens e seus papéis, a capa, e a sua função inspiradora na literatura. “Identifico-me muito com a história do livro. Tem um pouco da minha história. Por isso, acredito que seja o melhor livro que já li”, afirmou uma das apresentadoras.

Para Luísa Antunes, presidente da Comissão Administrativa Provisória da EPM-CELP, o livro representa mais um desafio que a Escola abraçou com entusiamo. E a razão é simples: valorizar a liberdade criativa de cada um através do incentivo à escrita e leitura, pois, para ela “há muitas formas de nos expressarmos. Seja através da música, da dança, do teatro, da pintura... e cabe a cada um de nós encontrar a sua”.

A cerimónia do lançamento do livro coincidiu com o aniversário da autora, que, numa breve intervenção, agradeceu e revelou os contornos da criação de “A Menina Sem Rosto”. “Sinto-me honrada por estar nesta Escola depois de dois anos em que fiz um primeiro contacto com alunos a propósito do bullying. O livro foi escrito quando tinha 16 anos, depois de sair de uma escola onde sofria de bullying. E este livro é sobre essa questão e outras que se vivem na nossa socialização. Por isso, quando o escrevi, confesso, senti-me essa menina sem rosto”, declarou a autora.

O livro tem traços e significados múltiplos, mas, também e sobretudo, encerra uma reflexão sobre a indiferença na sociedade, nas amizades, na escola e no âmbito familiar. As ilustrações constituem o trabalho final apresentado no Curso de Design de Comunicação da Escola Secundária Tomás Cabreira, o qual, em conjunto com o texto, mereceu a notação máxima.

Com dezassete anos, Beatriz conquistou o 1.º Prémio da 12.ª edição do concurso literário da Sophia de Mello Breyner Andreson, com o conto “Chromodoris Reticulata”. Recebeu outros primeiros prémios designadamente com a conceção de um logotipo e de uma imagem comemorativa dos 30 anos da Convenção Sobre os Direitos da Criança.

Aos dezoito anos, mudou-se para a cidade de Londres onde estuda “Illustration for Communication” na Ravensbourne University e continua a escrever e a ilustrar as suas estórias. Em 2020 foi publicada a 1.ª edição do livro “A Menina Sem Rosto” e, em 2021, a versão inglesa da mesma obra, sob o título “Faceless Girl”.

 

ic acesso

 

Micaia EPM no FB

micaia

 

Pesquisa