"EPM 24h" articulou disciplinas para agregar competências

Decorreu, na EPM-CELP, nos dias 3 e 4 de novembro, a atividade EPM 24 destinada aos alunos do 9º ano de escolaridade que, devido à pandemia COVID-19, não tinham tido oportunidade de participar em várias atividades tidas como marcantes no seu percurso escolar, nomeadamente a Visita à Fortaleza de Maputo e a atividade EPM Caching.

Sensíveis a esta realidade, constatada pela Associação de Pais e pelos próprios alunos, a EPM-CELP envidou esforços para dar resposta à pretensão dos alunos e Encarregados de Educação. Assim, várias estruturas da orgânica da EPM-CELP trabalharam em conjunto para definir e viabilizar um conjunto de atividades a realizar nestes dias. A Comissão Administrativa Provisória (CAP), a Associação de Pais e Encarregados de Educação (APEE), a Coordenação de Ciclo, o Clube Ubuntu, o Clube de Ciência Viva - Mãos na Ciência, o Grupo Disciplinar de EDF e o Centro de Recursos Educativos (CRE) dinamizaram esta atividade, sustentando-a em três eixos: Sentir, Partilhar, Refletir - para aprender em conjunto.

O desafio estava patente no próprio nome da atividade: os alunos, terminadas as suas normais atividades letivas, permaneciam mais 24h consecutivas, na EPM, trabalhando um conjunto de conteúdos e premissas diferentes das habituais. No dia 3 de novembro, entre as 18h e as 23h, os alunos foram sensibilizados para a Ética do Cuidado: o cuidado consigo próprios, com os que os rodeiam e com o planeta que a todos sustenta. Para o efeito, visualizaram um filme e uma curta metragem, visitaram o planetário e participaram numa dinâmica Ubuntu. Pelo meio, os alunos tiveram um jantar partilhado providenciado pelos respetivos Encarregados de Educação.

Após uma noite - de pouco descanso -, e pelas 7 horas, foi servido o pequeno almoço fornecido pela Associação de Finalistas da EPM. Deu-se, de seguida, início a uma manhã repleta de atividades. Pelas 8h, no auditório, os 50 alunos participantes tiveram a oportunidade de ouvir, questionar, interagir e aprender com a Psicóloga e Especialista de Recrutamento, Fernanda Coelho. De seguida, o grupo foi dividido, tendo metade começado pelas atividades de âmbito científico, dinamizadas pelos professores do Departamento de Ciências, durante as quais, brincando e competindo, os alunos testaram habilidades e conhecimentos adquiridos. Entretanto, a outra metade participava num Speed Dating de profissões, durante o qual, vários Encarregados de Educação partilharam da sua experiência profissional, procurando esclarecer os alunos de forma a contribuir para uma escolha mais informada e consciente da futura área de estudos e até profissional. A manhã terminou com a visualização de mais um filme no Auditório. O almoço, mais uma vez fornecido pela APEE, contou já com a presença de Encarregados de Educação, que foram paulatinamente chegando para participar nas atividades previstas para a tarde. Tarde que começou com uma palestra da carismática Clarisse Machanguana. A história de vida, o exemplo e as soluções aos múltiplos desafios que teve de superar, partilhados por Clarisse, cativaram os alunos e foram o mote para inúmeras perguntas e várias dezenas de fotografias. Já cansados, mas altamente motivados, os alunos começaram a última ronda de atividades. Entre a dinâmica Ubuntu, os jogos tradicionais e os jogos desportivos, foram inúmeros os sorrisos e abraços partilhados e foi emocionante ver a alegria e a satisfação de miúdos e graúdos.

 

Para uma última sessão, às 18h, reuniram-se todos os intervenientes no auditório da EPM-CELP, e, após os necessários e devidos agradecimentos aos dinamizadores e participante, culminou assim a atividade EPM 24h.

Balanços

Mafalda Lopes - Aluna

mafaldalopesA atividade 24horas na minha perspetiva foi uma atividade que proporcionou inúmeras experiências inovadoras, que não só melhoraram o meu conhecimento geral, mas também esclareceram muitas dúvidas que tinha sobre o meu futuro.
No que conta à minha perceção sobre o comportamento, achei que em maioria o comportamento até foi melhor do que esperava, toda a gente cumpriu as regras e não me pareceu haver algum problema, e pelo que notei toda a gente aproveitou as atividades e ficaram satisfeitos.
Na minha opinião acho que esta atividade deveria se repetir para outro ano, mas não muito baixo que o nosso pois ainda existe muitos alunos imaturos incapazes de cumprir com as regras.
Para ser muito sincera não esperava que as atividades fossem tão diferentes e divertidas como foram, e tenho a agradecer a dedicação que os professores trouxeram, pois sem eles não haveria aproveitamento nenhum, especialmente o professor Antero. Por isso tenho a dizer obrigada e parabéns!

Rosalita Olim e Carolina Berto - APEE

perfilencarregadaEnquanto EE e membros da APEE tínhamos expetativas para esta super atividade - EPM 24H - que foram largamente excedidas.
Foi muito gratificante ver a disponibilidade de professores, funcionários e alunos do secundário envolvidos, para que os alunos do 9º ano vivessem experiências inesquecíveis num espaço familiar e seguro.
Ver pais a sorrir e a divertirem-se com os filhos na “nossa escola”, foi sem dúvida maravilhoso e um incentivo à continuidade.

Dora Vieira - Docente

Dora Viera A atividade "EPM 24h", para os alunos do 9º ano, foi planeada com o objetivo de proporcionar uma experiência escolar verdadeiramente fora da caixa e enriquecedora. Durante as 24 horas, dedicadas a uma série de atividades diversificadas, os alunos tiveram a oportunidade de se envolver em experiências únicas, promotoras da aprendizagem e do desenvolvimento pessoal. Com este evento procurou-se diluir as barreiras das aulas tradicionais, estimulando a colaboração entre os alunos e incentivando a reflexão sobre as suas próprias vidas e metas escolares/profissionais.
Uma das principais conquistas da atividade foi a possibilidade de oferecer uma experiência escolar completamente diferente da rotina diária. Os alunos envolveram-se em atividades que incluíam visualização de filmes, desenvolvimento pessoal, exploração de atividades científicas, palestras, encontro com diferentes profissionais e atividades desportivas com os seus pais. Essa abordagem inovadora proporcionou uma perspetiva refrescante e estimulante para a aprendizagem.
Além disso, a atividade "EPM 24h" demonstrou, com sucesso, o poder da colaboração, pois os alunos tiveram oportunidades significativas para trabalhar em equipa, tal como os professores envolvidos, compartilhando ideias e aprendendo uns com os outros. A colaboração fortaleceu os laços entre todos os envolvidos, promovendo também o espírito de comunidade.
A atividade também incentivou a reflexão e a autoconsciência. Através de atividades de desenvolvimento pessoal e palestras, os alunos tiveram a oportunidade de refletir sobre os seus valores, objetivos e aspirações educacionais. Isto ajudou-os a compreender melhor a si mesmos e a tomar decisões mais informadas em relação ao seu futuro.
No geral, a atividade "EPM 24h" demonstrou ser uma iniciativa bem-sucedida na busca por uma educação mais holística e enriquecedora. Tendo cumprido os seus objetivos de proporcionar uma experiência escolar diferente, promover a colaboração entre alunos, professores e encarregados de educação e estimular a reflexão pessoal.

Luísa Antunes - Presidente da CAP

Luísa Antunes A Atividade “EPM 24h” proporcionou aos alunos uma experiência inovadora e sem dúvida alguma enriquecedora ao possibilitar a vivência de experiências fora do espaço tradicional de aprendizagem, a sala de aula. Houve convívio, observação, reflexão, introspeção e bastante animação! Foi gratificante ver a alegria dos alunos e a valorização da participação dos pais nas atividades desportivas. Ficou ainda demonstrada mais uma vez a importância do trabalho colaborativo, e que as aprendizagens de fazem de forma formal mas também de forma não formal.

 

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