Dia Mundial da Ciência pela Paz e pelo Desenvolvimento

 cienciap  cienciap1

Na sexta-feira, dia 10 de novembro, a PLOAD (Portuguese Language Office of Astronomy for Development), o Grupo Lusófono de Astronomia para o Desenvolvimento, em parceria com o Clube de Astronomia “Detetives do Cosmos” e a Associação “Projeto Cidadão APC Moçambique”, organizou o Workshop de Astronomia e Ciência, alusivo ao Dia Mundial da Ciência pela Paz e pelo Desenvolvimento.

A Escola Portuguesa de Moçambique, através do Projeto Mãos na Ciência, esteve presente, participando e colaborando no evento que se realizou na Escola Comunitária El Shaddai APC Moçambique, situada na localidade do Gueguegue, em Boane.

Do programa do evento, destacaram-se as palestras com especialistas em Astronomia e Ciências de países de Língua Portuguesa, a exposição de atividades de ciência e tecnologia, a competição de lançamento de foguetes de garrafa pet e, para fechar com chave de ouro, a observação do céu noturno com telescópios.

De modo a contribuir para o enriquecimento do evento, o Projeto Mãos na Ciência, parceiro da PLOAD, proporcionou o uso de um dos seus telescópios e do brinquedo científico “lança foguetes” construído por uma aluna da nossa escola, Tatiana Ferreira.

Desta forma, foi feita uma aproximação à comunidade local, dando a conhecer as valências da Escola Portuguesa de Moçambique nesta área, e foram estabelecidas parcerias para futuras ações. A primeira terá lugar no próximo dia 11 de dezembro, onde a Investigadora em Educação e Comunicação de Astronomia do Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço, Joana Marques e o Astrónomo Amador pertencente ao Clube “Detetives do Cosmos – Moçambique”, Edson Jequecene, serão convidados a dinamizar uma palestra dirigida aos alunos da nossa escola.

 

ic acesso

 

Micaia EPM no FB

micaia

 

Pesquisa