BEJC comemora o Mês Internacional das Bibliotecas Escolares

Durante o mês de outubro e os primeiros dias do mês de novembro, decorreram na BEJC atividades no âmbito desta comemoração.

A BEJC promoveu a atividade Leituras Emparelhadas para “refletir e dialogar, criar e imaginar” conforme o desafio lançado pela Rede de Bibliotecas Escolares (RBE) de Portugal.

Assim, foram dinamizados vinte momentos de leitura, reflexão e diálogo, partindo das obras A Guerra, de Anais Vaugelade, Lamura, de Suzy Bila e A Fada Palavrinha e o Gigante das Bibliotecas, de Luísa Ducla Soares, nos quais participou um total de 741 alunos de 41 turmas dos 1º, 2º e 3º ciclos e do Secundário.

Os alunos mais velhos apresentaram as histórias aos mais novos. Houve leituras expressivas e dramatizadas, quizzes, música e perguntas para refletir e debater as temáticas abordadas nas diferentes obras – os conflitos, o trabalho infantil/meninos escravos, a importância da leitura e das bibliotecas.

Partindo da reflexão, os temas abordados foram relacionados com os direitos humanos e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), quatro e dezasseis, que remetem respetivamente para a Educação e para a Paz e Justiça.

           

beijc

 

ic acesso

 

Micaia EPM no FB

micaia

 

Pesquisa