Alunos expõem bruxas e caveiras na EPM-CELP

O fim de outubro e o início de novembro foram marcados pela ousadia e celebração da criatividade dos alunos de todos os ciclos da Escola Portuguesa de Moçambique – Centro de Ensino e Língua Portuguesa (EPM-CELP) nas festas do Dia dos Mortos e do Halloween. As atividades aconteceram em vários momentos e nos espaços do Auditório Carlos Paredes, com a visualização do filme Coco; no átrio Fernando Pessoa com a exposição do altar dos “mortos”, e no átrio principal e nas escadas com a mostra de vassouras, chapéus, fantasmas improvisados e utensílios de bruxas.

Celebrado anualmente na EPM-CELP, o Dia dos Mortos constitui um momento de aprendizagem sobre as culturas e tradições de outros povos, no âmbito da disciplina de espanhol, mas também um incentivo à pesquisa e ao desenvolvimento do espírito crítico e da criatividade.

Dentre as atividades, a visualização do filme de animação Coco foi direcionada aos alunos dos 7.º D, E, F e dos 8.º A, D e C, do 3.º ciclo do ensino básico.

 dia mortos webp  halloween web p

Já no altar, construído no átrio Fernando Pessoa, como dissemos anteriormente, pudemos ver uma fotografia rodeada por flores, velas, crânios, símbolos religiosos e outros objetos que representam as oferendas que os vivos partilham com o “falecido”. O mesmo foi realizado pelos alunos dos 7.º D, E, F, dos 8.º A, D e C, a que se juntou o contributo dos colegas de 9.º ano, que auxiliaram nos desenhos decorativos do altar.

A iniciativa, enquadrada nas atividades interdisciplinares, conjugou as disciplinas de Educação Tecnológica, Educação Visual, Educação para a Cidadania e o Plano Nacional de Cinema e teve como principais objetivos a difusão de aspetos culturais especificidades de realidades geográficas, históricas e culturais distintas, sobretudo do mundo hispano-americano. Ao longo das atividades, aliando pesquisa e diversão, estudantes e professores uniram o cinema e as artes plásticas demonstrando que as artes, no ensino, podem reforçar e consolidar o conhecimento.

Nota: O Dia do Mortos é uma celebração tradicional mexicana que honra os falecidos. Começa no dia 31 de outubro e prolonga-se até ao dia 2 de novembro, coincidindo com tradições católicas na América Latina. A UNESCO declarou esta celebração mexicana como Património Imaterial da Humanidade.

Dia mortoswebg

 

Exposição das bruxas invadiu o átrio!

No âmbito da celebração do Halloween, decorreu, entre os dias 30 de outubro e 7 de novembro, no átrio principal e nas escadas da escola, uma exposição/concurso de 231 chapéus e 222 vassouras de bruxa. A iniciativa juntou dezenas de alunos do 1.º ciclo que, com ousadia e criatividade, aceitaram os desafios propostos pelas professoras de Inglês, Francine da Cunha, Natália Silva e Raquel Bachita.

A ideia, segundo Francine da Cunha, consistia em desafiar os alunos do 1.º ciclo a idealizarem e construírem, em casa e com a ajuda dos seus pais e encarregados de educação, uma vassoura de bruxa (a cargo dos alunos dos 1.º e 2.º anos) e um chapéu de bruxa (a cargo dos alunos dos 3.º e 4.º anos), para apresentarem na edição deste ano. Mas com uma condição: “teriam de ser inovadores, excêntricos e/ou engraçados, dando largas à sua imaginação e à sua criatividade. Os materiais a usar na elaboração do seu trabalho foram facultativos. apenas se pediu que não o comprassem já feito”.

 halloween web p2  dia dos mortosp1

O trabalho, segundo a docente, foi “bastante elogiado pela comunidade escolar, professores, funcionários, encarregados de educação, pais e alunos”, referindo que a “a ideia de produzirem os seus trabalhos em casa permitiu que trabalhassem em equipa com os seus familiares, proporcionando, esperando nós, momentos divertidos e inesquecíveis”.

Na altura, foi também feito um convite às turmas do pré-escolar do Projeto Bilingue, e posteriormente alargado a todas as turmas do pré-escolar, para participaram na exposição e abrilhantaram a mesma com os seus pequenos fantasmas.

Do concurso resultaram os seguintes vencedores, escolhidos pelos alunos do 1.º ciclo, do pré-escolar e dos professores que quiseram participar: 

 

Chapéu de bruxa: 

1.º lugar – Aqilah Ramos (3.ºB) 

2.º lugar – Suri Gaspar (4.ºB) 

3.º lugar ex aequo – Daniel Lopes (3.ºF) & Stephen Spassov (3.ºD) 

 

Vassoura de bruxa: 

1.º lugar – Zara Cruz (1.ºB) 

2.º lugar – Noa Gomes (2.ºA) 

3.º lugar – Sarah Essak (2.ºB) 

 

ic acesso

 

Micaia EPM no FB

micaia

 

Pesquisa