"Se quer ir rápido, vá sozinho. Se quer ir longe, vá em grupo." Prov. Africano


Parceiros Institucionais:

O trabalho desenvolvido no âmbito deste projeto só é possível pelo envolvimento e empenho de um conjunto de atores que a seguir caracterizamos:

REPÚBLICA DE MOÇAMBIQUE
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E DESENVOLVIMENTO HUMANO

O Ministério da Educação e Desenvolvimento Humano (MINEDH) é a entidade institucional beneficiária do Projeto, reconhecendo o papel das bibliotecas escolares enquanto núcleos fundamentais de apoio ao sucesso escolar e ao aprofundamento da cultura literária, científica, tecnológica e artística.


O Ministério da Educação
 (ME) apoia o funcionamento do Programa da Rede de Bibliotecas Escolares (RBE) de Portugal. Este Programa foi lançado em 1996 com o objetivo de desenvolver bibliotecas em todas as escolas públicas, de todos os níveis de ensino, disponibilizando, assim, aos seus utilizadores os recursos necessários à leitura, ao acesso, uso e produção de informação em diferentes suportes.O Ministério da Educação assegura, através da RBE e da EPM-CELP, a criação de bibliotecas escolares e maletas de leitura nas escolas públicas e comunitárias do Sistema de Ensino de Moçambique.

coopportuguesa logo
No domínio da cooperação, o Camões, Instituto da Cooperação e da Língua, tem por missão propor e executar a política de cooperação e coordenar as actividades desenvolvidas pelas entidades públicas que participam na execução dessa mesma política. O Projeto Mabuko Ya Hina articula com o Camões ao nível das sinergias com outras entidades, bem como na implementação das ações inerentes ao projecto.


No exercício dos seus objetivos, como são o de promover e difundir a Língua Portuguesa em Moçambique, bem como os patrimónios artístico e cultural moçambicano e português, a EPM-CELP, na qualidade de interlocutora do ME/RBE junto do MINEDH, assegura a implementação do Projeto Mabuko Ya Hina, garantido a formação de docentes e técnicos bibliotecários, a dinamização de atividades de leitura e escrita nas escolas que integram o
projeto e as demais ações necessárias à implementação do mesmo.

A Fundação Portugal África, aderiu, em 2010 ao Programa da RBE, em parceria com a EPM-CELP, contribuindo com acervo bibliográfico, montagem de bibliotecas e a implementação deste programa nas Escolas Profissionais de Moçambique.

A AIDGLOBAL é uma organização não-governamental que implementa um programa de apoio integrado às bibliotecas municipais e escolares, na Província de Gaza, em Moçambique. Esta organização trabalha em parceria com a EPM-CELP na gestão e dinamização do Projeto Mabuko Ya Hina no distrito do Chibuto e ao nível da formação de docentes e técnicos bibliotecários.

Outros Parceiros:
Para o desenvolvimento deste projeto nas escolas e nas comunidades existem acordos de parceria com as seguintes organizações locais:

help logo Gorongosa Logo

jornalarte quad

pontalingua quad

letraletra quad

despesc

Topo