Bem-vindos! Hoyo-Hoyo!

O Projeto Mabuko Ya Hina (Os Nossos Livros) visa a criação de bibliotecas escolares e maletas de leitura e tem como principal objetivo disponibilizar recursos educativos a todos os membros da comunidade escolar de forma a promover a leitura e a divulgação da língua portuguesa.

Este projeto nasce de um Protocolo de Cooperação nos domínios das bibliotecas escolares e da promoção da leitura, assinado a 3 de março de 2010 pelos Governos de Portugal e de Moçambique. Sendo uma iniciativa da Rede de Bibliotecas Escolares de Portugal (RBE) com o apoio do Plano Nacional de Leitura (PNL), a Escola Portuguesa de Moçambique – Centro de Ensino e Língua Portuguesa (EPM-CELP) é interlocutora e dinamizadora do Projeto junto de escolas públicas e comunitárias do Sistema de Ensino de Moçambique.
Os Governos de ambos os Estados reconhecem o papel das bibliotecas escolares no desenvolvimento das literacias, no favorecimento do sucesso escolar e na formação global dos alunos.

A EPM - CELP apoia as escolas abrangidas pelo projeto, desenvolvendo ações nas seguintes áreas: reabilitação de espaços para a criação de bibliotecas escolares (BE’s); apetrechamento das BE’s com mobiliário, material audiovisual, informático e documental; criação de maletas de leitura; formação de docentes e técnicos bibliotecários; elaboração de planos de funcionamento das bibliotecas escolares e das maletas de leitura; desenvolvimento de atividades de incentivo à leitura com os alunos, em articulação com os docentes, famílias, grupos culturais, voluntários e todos os parceiros.

Até já! (Hitavonana!)


jornalarte quad

pontalingua quad

letraletra quad

despesc

Topo