Projeto de Desporto Escolar da Escola Portuguesa de Moçambique - 2016/2017

Inserido no Programa Nacional de Desporto Escolar (2013-2017)

Vetores estratégicos e objetivos

De modo a cumprir a Missão do Programa do DE, no período compreendido entre agosto de 2016 e setembro de 2017, o Projeto concentrar-se-á em três vetores estratégicos que reúnem um conjunto de objetivos, projetos e ações.

A - DIVULGAÇÃO

  • Controlar Desenvolver o website do DE, incluído no site da EPMCELP;
  • Promover o facebook do DE, com participação e dinamização de alunos da EPMCELP;
  • Reforçar o veículo comunicativo com a Associação de Pais;
  • Manter atualizados os cartazes de DE, na EPMCELP (pavilhão EF, portões 2 e 4, secretaria).

B - IDENTIDADE

  • Controlar Melhorar os equipamentos para as equipas de DE;
  • Adquirir um Pólo do DE, disponível para atletas, encarregados de educação e professores;
  • Reforçar positivamente a assistência às competições;
  • Promover Lanches Saudáveis, nos dias de competição, entre atletas, professores e encarregados de educação;
  • Criar o Cartão de Atleta;

C - QUALIDADE

  • Controlar e reforçar os valores do DE, através de contratos de formação desportiva;
  • Reforçar positivamente os comportamentos dos atletas, através de prémios de honra (mais presente, mais coletivo, mais regular);
  • Reforçar a partilha de compromissos entre atletas, professores e encarregados de educação, através da partilha dos objetivos;
  • Reforçar a articulação horizontal e vertical entre os núcleos de DE;

Cronograma

PLANEAMENTOIMPLEMENTAÇÂOAVALIAÇÃO / TRANSFER
AGO - OUT de 2016 NOV de 2016 - MAI de 2017 JUN de 2017 - SET de 2017

Missão e Valores

Proporcionar o acesso à prática desportiva regular de qualidade, contribuindo para a promoção do sucesso escolar dos alunos, dos estilos de vida saudáveis, de valores e princípios associados a uma cidadania ativa. A atividade desportiva desenvolvida, ao nível do Desporto Escolar (DE) põe em jogo potencialidades físicas e psicológicas, que contribuem para o desenvolvimento global dos jovens, sendo um espaço privilegiado para fomentar hábitos saudáveis, competências sociais e valores morais, de entre os quais se destacam:

  • Responsabilidade;
  • Espírito de equipa;
  • Tolerância;
  • Perseverança;
  • Humanismo;
  • Verdade;
  • Respeito;
  • Solidariedade;
  • Dedicação;
  • Coragem.

Competências

O DE constitui uma das vertentes de atuação do Ministério da Educação e Ciência com maior transversalidade no sistema educativo, desenvolvendo atividades desportivas de complemento curricular, intra e interescolares.
O DE deve basear-se num sistema aberto de modalidades e de práticas desportivas que serão organizadas de modo a integrar harmoniosamente as dimensões próprias desta atividade, designadamente o ensino, o treino, a recreação e a competição.

Do ponto de vista funcional, o DE operacionaliza-se em duas vertentes complementares: uma, referente à dinamização de atividades desportivas realizadas internamente; e outra, referente à atividade desportiva desenvolvida por grupos-equipa.

Em todos os momentos de treino ou competição, são objetivos de todos os núcleos de DE:

  1. Controlar os seus comportamentos e impulsos, mostrando respeitos pelos outros;
  2. Resolver os conflitos de forma pacífica;
  3. Explorar a relação entre esforço e resultado;
  4. Aceitar desafios e persistir, mesmo em tarefas difíceis;
  5. Dar apoio, mostrar preocupação e ajudar colegas e treinador.

 

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