basquetebol

GéneroEscalãoHorárioTreinador
Misto Sub12 2.ª, 4.ª e 6.ª F: 12:10 às 12:45 Nuno Antunes
Sub 14 4.ª e 6.ª F: 17:20 às 18:30  Sérgio Zibane 
Sub 16  2.ª e 4.ª F: 17:20 às 18:30  António Lopes 

 


Objetivos Gerais do Projeto de Desporto Escolar

“No âmbito da educação, a dinamização do Desporto Escolar ganha especial relevância, quer como programa que fomenta a introdução à prática desportiva e à competição, quer enquanto estratégia de promoção do sucesso educativo e de estilos de vida saudáveis e ainda, como um meio para desenvolver as áreas de competências, atitudes e valores previstos no Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória (cf. Despacho n.º 6478/2017, de 26 de julho).”

OBJECTIVOS GERAIS DO DESPORTO ESCOLAR

 Desenvolver conhecimentos sobre a ética desportiva, revelando um espírito de "Fair-Play", aceitando a vitória e a derrota como factos normais decorrentes do jogo.
 Relacionar-se com cordialidade e respeito pelos seus companheiros nos espaços de aperfeiçoamento próprio, bem como as opções do(s) outro(s) e as dificuldades reveladas por eles.
 Participar ativamente em todas as situações e procurar o êxito pessoal e do grupo.
 Desenvolver e revelar espírito competitivo e hábitos de trabalho individuais e de grupo.
 Respeito pelas normas do espírito desportivo como consciencialização à responsabilidade.
 Conhecer e interpretar fatores de saúde e riscos associados à prática das atividades físicas e aplicar as regras de segurança e de higiene.
 Contribuir para o combate da indisciplina, o insucesso e abandono escolar;

Objetivos Específicos do Núcleo de Desporto Escolar

FEMININO
1. Cooperar ativamente com os seus colegas, quer nos exercícios quer no jogo, escolhendo as acções favoráveis ao êxito pessoal e do grupo, admitindo as indicações que lhe dirigem (colegas e treinadores), bem como aceitando as opções e falhas dos seus colegas.
2. Aceitar as decisões da arbitragem e tratar com igual cordialidade e respeito os companheiros e os adversários, evitando ações que ponham em risco a sua integridade física, mesmo que isso implique desvantagem no jogo.
3. Conhecer o objetivo do jogo, a função e o modo de execução das principais acções técnico-tácticas e as regras.
4. Em situação de jogo 3x3 campo inteiro:
4.1. Ao receber a bola, enquadra-se ofensivamente e, de acordo com a situação e a oportunidade, procura sempre:
4.1.1. Lançar na passada ou parado de curta distância;
4.1.2. Passar com segurança a um companheiro desmarcado;
4.1.3. Driblar para progredir ou procurar uma melhor posição;
4.2. Sem bola, desmarcar-se constante e oportunamente, criando linhas de passe ofensivas;
4.3. Na defesa, e em particular quando a sua equipa perde a posse da bola, assumir de imediato uma atitude defensiva, marcando o seu adversário direto.

MASCULINO
1. Cooperar ativamente com os seus colegas, quer nos exercícios quer no jogo, escolhendo as acções favoráveis ao êxito pessoal e do grupo, admitindo as indicações que lhe dirigem (colegas e treinadores), bem como aceitando as opções e falhas dos seus colegas.
2. Aceitar as decisões da arbitragem e tratar com igual cordialidade e respeito os companheiros e os adversários, evitando ações que ponham em risco a sua integridade física, mesmo que isso implique desvantagem no jogo.
3. Conhecer o objetivo do jogo, a função e o modo de execução das principais acções técnico-tácticas e as regras.
4. Em situação de jogo 5x5 campo inteiro:
4.1. Na fase de recuperação da posse de bola, a equipa procurar finalizar de imediato através do contra-ataque, colocando a bola no corredor central e preenchendo os restantes corredores;
4.2. Em ataque planeado (5x5), através do sistema "5 aberto", passar, cortar (pela frente, nas costas e na sobremarcação) e aclarar o espaço, mantendo e repondo o equilíbrio ofensivo;
4.3. Ao receber a bola, enquadrar-se ofensivamente e, de acordo com a situação e a oportunidade, procurar sempre:
4.3.1. Lançar na passada, de curta ou de média distância, sempre de acordo com o posicionamento do defesa;
4.3.2. Promover situações de 2x1, 3x1 e 3x2, garantindo assim maior oportunidade de sucesso na concretização do ataque;
4.3.3. Jogar 1x1 sempre que tiver oportunidade para tal;
4.4. Se não tem bola, no ataque:
4.4.1. Desmarcar-se sucessivamente em movimentos para o cesto e para a bola, oferecendo linhas de passe ofensivas ao portador da bola, mantendo e repondo o equilíbrio ofensivo;
4.5. Na defesa, e em particular quando a sua equipa perde a posse da bola:
4.5.1. Assumir de imediato uma atitude defensiva, dificultando a primeira fase de transição defesa-ataque;
4.5.2. Marcar o seu adversário direto, procurando dificultar a sua acção ofensiva.

jornalarte quad

pontalingua quad

letraletra quad

despesc

Topo