web_1dezembro1640Portugal comemora hoje, 1 de Dezembro, o Dia da Restauração da Independência, ocorrido em 1640 e que deu início à revolta portuguesa contra o domínio espanhol instaurado em 1580 na sequência do desaparecimento do rei D. Sebastião na batalha de Alcácer-Quibir, no Norte de África. Há 376 anos o Duque de Bragança foi proclamado rei de Portugal, com o título de D. João IV.

A data é comemorada anualmente em Portugal com feriado nacional.
web republica.PT web dia.professor3
Hoje, 5 de outubro, a EPM-CELP homenageia a República Portuguesa e a figura do professor. Nesta data comemora-se, anualmente, a Implantação da República em Portugal e o Dia Mundial do Professor. A interrupção letiva que hoje a nossa Escola observa – feriado nacional em Portugal – honra o republicanismo que, por sua vez, inspirou o desenvolvimento da profissão de professor. Parabéns à República Portuguesa e a todos os professores do mundo.
bandeira portugalA pedido da Embaixada de Portugal em Moçambique e do Consulado Geral de Portugal em Maputo, transcrevemos, de seguida, o convite para participação na receção à comunidade portuguesa pelo primeiro-ministro de Portugal, agendada para a próxima sexta-feira (6 de julho), pelas 16 horas, nas instalações da Escola Portuguesa de Moçambique – Centro de Ensino e Língua Portuguesa (EPM-CELP).

jornalarte quad

pontalingua quad

letraletra quad

despesc

Topo