No âmbito do EcoProjeto, abraçado pelas duas turmas do 12.º ano do curso de Ciências e Tecnologias e que visa procurar soluções verdes para a nossa Escola, de forma a torná-la autossustentável, o nosso grupo abraçou o tema da energia solar. "Energia Solar em Ação" é o nome do nosso projeto. De facto, este tipo de energia, 100 por cento segura, limpa e inesgotável, apresenta todas as vantagens para ser implantada na nossa Escola, sendo a mais importante a poupança refletida na fatura da eletricidade.

Na presença das professoras Ana Catarina Carvalho, Sara Lima e Isabel Oliveira, o grupo procurou sensibilizar e informar os alunos do 10.º A1 para o tema. Para tal, fizemos algo inédito: construímos um coletor solar! Isso mesmo, leram bem!

web coletor2Para quem não sabe, um coletor serve para aquecer a água que tanto gostamos de ter quentinha quando tomamos banho, na altura em que os termómetros baixam. Com a serpentina de um frigorífico, algum alumínio, madeira e borracha... voilá: ficou, e com sucesso, pronto o nosso coletor! Os nossos colegas ficaram maravilhados. Explicámos o funcionamento do mesmo, o porquê dos materiais que usámos e conseguimos aquecer água de 26ºC para 38ºC!

Na etapa final do nosso projeto, o grupo realizará uma palestra no Auditório Carlos Paredes, dirigida a várias turmas do ensino secundário da nossa Escola e prevista para o mês corrente. Apresentaremos os estudos que a Solar Project®, empresa que nos está a ajudar, realizou sobre a colocação desta tão vantajosa energia que é a solar na EPM-CELP. Também exibiremos alguns vídeos e...haverão algumas surpresas! Quem sabe, por que não aquecer de novo água com o nosso coletor?

Esperamos por vós e agradecemos aos professores, funcionários e alunos que nos têm ajudado neste nosso projeto! Pois, quando o Sol nasce é para todos!

Cláudia Furtado, Fábio Ventura, Tiago Rosado e Vikesh Samgi (12.º A1)


Comentar


Código de segurança
Atualizar

jornalarte quad

pontalingua quad

letraletra quad

despesc

Topo