A abordagem de Heitor Guerra caracterizou-se pela pluralidade, identificando as grandes questões actuais na área da Ambiente e contextualizando os problemas específicos de Moçambique no ambiente global do planeta Terra. Pelo meio referiu-se às atitudes, às práticas e às responsabilidades sociais assumidas pela MOZAL relativamente à defesa e preservação da Natureza e dos equilíbrios ambientais.

web_palestra_terraEm simultâneo, Ana Besteiro, coordenadora do Departamento de Ciências Exactas e Experimentais, lançou um desafio a todos os membros da comunidade educativa, convidando-os a uma reflexão sobre temas pertinentes, como as áreas protegidas, as espécies em risco de extinção, as alterações das paisagens, o turismo ecológico, a investigação científica, o conhecimento tradicional, o valor económico da diversidade biológica e os riscos das alterações climáticas para a biodiversidade.

O Dia da Terra é um movimento cívico, com origem no meio académico, e não tem reconhecimento da ONU. A primeira grande manifestação, que reuniu duas mil universidades e 10 mil escolas primárias e secundárias, bem como centenas de grupos comunitários, realizou-se em 22 de Abril de 1970, nos EUA, tendo assumido um carácter educativo e formativo. A primeira conferência internacional sobre o meio ambiente teve lugar em 1972, em Estocolmo (Suécia).

Comentar


Código de segurança
Atualizar

jornalarte quad

pontalingua quad

letraletra quad

despesc

Topo