web bastonario.biologos
O bastonário da Ordem dos Biólogos de Portugal, José António Matos, doutorado em genética molecular pelo King’s College of London (Inglaterra), proferiu, no passado dia 8 de maio, no Auditório Carlos Paredes, uma palestra dirigida aos alunos de Biologia dos 10.º e 12.º anos da nossa Escola, durante a qual ficou evidenciado o papel da biologia e biotecnologia na sociedade atual.

A palestra foi ilustrada com uma apresentação multimédia relativa ao trabalho realizado no Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária (INIAV) e no AGRO-TECH Campus, consórcio localizado em Oeiras (Portugal), que engloba o Instituto Química e Biologia António Xavier (ITQB) da Universidade Nova de Lisboa, o Instituto de Biologia Experimental e Tecnológica (IBET) e o próprio INIAV. Assim, os alunos tomaram conhecimento dos caminhos da investigação científica em curso naquelas instituições, em particular no que à genética diz respeito, e a sua aplicação no desenvolvimento agrário e económico de Portugal. Foi, também, divulgado o projeto do INIAV relativo à sequenciação do genoma do sobreiro (Quercus suber), árvore nativa de Portugal e responsável pela produção de cortiça.

A apresentação espoletou a reflexão dos alunos presentes, culminando a palestra com uma sessão de perguntas e respostas, na qual o bastonário da Ordem dos Biólogos explicou, mais uma vez, a abrangência da Biologia e a sua importância na resolução de problemas na sociedade atual. José António Matos terminou a palestra com o repto para os alunos participarem nas Olimpíadas de Biologia e nos concursos de ciência, por os considerar muito importantes para o seu desenvolvimento pessoal.

Os alunos manifestaram satisfação por terem participado na palestra, considerando-a interessante, elucidativa e extremamente pedagógica, bem como estimuladora da curiosidade pelas evoluções recentes na área da genética molecular.
Texto redigido com a colaboração dos alunos do 12.º A1

Comentar


Código de segurança
Atualizar

jornalarte quad

pontalingua quad

letraletra quad

despesc

Topo