web vanessa.fernandes.2017A triatleta olímpica portuguesa Vanessa Fernandes, que regressou em setembro último à competição após sete anos de ausência por lesão, partilhou com alunos do ensino secundário da Escola Portuguesa de Moçambique – Centro de Ensino e Língua Portuguesa a sua experiência de vida em palestra realizada no passado dia 17 no Auditório Carlos Paredes. Vanessa Fernandes deslocou-se a Moçambique para amadrinhar a Corrida Solidária que a HELPO Moçambique organizou a 15 de outubro, em Maputo.

A atleta falou aos alunos da importância de não desistir dos projetos perante as dificuldades e da necessidade de estar bem física e psicologicamente para vencer: “Ninguém é dono de ti”, “A última escolha é sempre tua!”, “Deves ser fiel a tu e aos teus valores” e “Procura pessoas que te valorizem” foram algumas das expressões proferidas por Vanessa Fernandes para inspirar os nossos alunos. Durante a palestra a triatleta abordou vários aspetos da sua carreira, nomeadamente a sua preparação desportiva, a grave lesão e o consequente afastamento da competição por sete anos e o seu regresso ao mais alto nível.

Entre os títulos conquistados por Vanessa Fernandes destaca-se a medalha de prata nos Jogos Olímpicos de Pequim, em 2008, depois de atingir o topo do ranking mundial de triatlo em 2006. Entre 2004 e 2008 Vanessa Fernandes foi, consecutivamente, nove vezes campeã da Europa (quatro na categoria de sub23) e uma do Mundo de triatlo, para além de se sagrar também em duas ocasiões campeã mundial de duatlo (2007 e 2008). Venceu, igualmente, a Taça do Mundo de Madrid de 2003 a 2008. Em 2015 foi feita Grande-Oficial da Ordem do Infante D. Henrique.

Depois do interregno de sete anos, Vanessa Fernandes conquistou, em 2016, o mínimo olímpico na Maratona do Rio de Janeiro, anunciando, no início de 2017, o seu regresso ao triatlo: “a marca olímpica espoletou em mim a vontade de querer voltar ao triatlo, de querer praticar novamente a modalidade e fazer mais uma época e construir uma nova carreira no triatlo. É por causa disso que estou novamente nesta modalidade”, explicou a nossa convidada.

A mais recente vitória de Vanessa Fernandes ocorreu a 3 de setembro, na primeira edição do Ironman em Portugal, em Cascais. A propósito, a filha do antigo e prestigiado ciclista português Venceslau Fernandes garante que vai “apostar em provas de longa distância porque me identifico muito com a distância e com a maneira como tem de se fazer esta prova; de gerir, de nos superarmos de vez em quando, de aceitarmos a dor, de passarmos a dor, de passarmos pelo sofrimento, de acreditar que de um momento para o outro tudo está mal, mas pode ficar bem”, declarou.

Comentar


Código de segurança
Atualizar

jornalarte quad

pontalingua quad

letraletra quad

despesc

Topo