web palestra.cerebro2017
«O cérebro através da imagem» foi a palestra proferida pelo cientista português Mário Forjaz Secca, professor associado da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa, dirigida a alunos dos nono, 10.º e 11.º anos de escolaridade da nossa Escola, no passado dia 5 de junho, no Auditório Carlos Paredes.

A base biológica e funcional da consciência e a forma como as memórias são arquivadas e recuperadas foram etapas temáticas percorridas por Mário Secca para levar os alunos a entenderem e descobrirem o funcionamento geral do cérebro e, sobretudo, para se posicionarem face ao mundo da ciência quando vierem a terminar a escolaridade básica. Lembrou o orador convidado, «reincidente» na visitas à nossa Escola, a forte contribuição da imagem médica, uma das suas áreas de especialidade, para as investigações científicas atuais, nomeadamente as centradas na atividade cerebral.

web palestra.secca.2017Mário Forjaz Secca nasceu em 1957 em Moçambique, onde viveu até aos 17 anos e adquiriu, em primeiro lugar, gosto pela poesia e filosofia. Tornou-se cientista em Inglaterra, onde estudou Física, mas nunca deixou de ler e escrever poesia – publicou em 2015 o livro «A Criação da Memória» - enquanto viajou pelo mundo. Depois de 1986 foi viver para Portugal onde ensina em universidades e faz investigação científica na área da imagem médica centrada no cérebro.

A EPM-CELP tem tido o privilégio de poder contar com as atuações ao vivo de Mário Forjaz Secca dirigidas aos nossos alunos, a quem procura transmitir o fascínio e encantamento das coisas simples da física do corpo humano e da própria natureza, emprestando poesia às suas comunicações científicas. Secca tem encantado plateias do nosso Auditório Carlos Paredes, onde já conversou com centenas de alunos sobre a ciência, desmistificando-a mas tambérm admirando-a e fazendo admirar, em preleções realizadas em dezembro de 2015 e fevereiro de 2016. Obrigado professor!


Comentar


Código de segurança
Atualizar

jornalarte quad

pontalingua quad

letraletra quad

despesc

Topo