web palestra.arquitetura2017
‘A escultura como expressão da matéria’ foi o tema abordado por Titos Pelembe na palestra dirigida aos alunos dos cursos de Humanidades e de Artes do ensino secundário da nossa Escola e também aos interessados do nono ano do ensino básico. Integrada no ciclo ‘(Re)conhecer as linguagens artísticas de Maputo’, a palestra realizou-se na Biblioteca Escolar José Craveirinha no passado dia 5 de junho, por iniciativa conjunta dos grupos disciplinares de História e de Educação Visual da EPM-CELP.

Titos Pelembe é um escultor moçambicano reconhecido que está representado em coleções nacionais e estrangeiras, cujas obras têm servido para a divulgação e promoção do património artístico da cidade de Maputo e de Moçambique, proporcionando momentos de reflexão sobre escultura e criação artística. A sua apresentação foi antecedida por um momento musical proporcionado pelos alunos Luna Cabrita e Hugo Nascimento das classes de violino e de piano, respetivamente.

Cristina Viana, professora de História, faz um balanço positivo da iniciativa que “deve obedecer ao formato experimentado: público-alvo bem definido, de acordo com os interesses pessoais e académicos, e ambiente intimista favorável à interação permanente entre artista plástico e alunos”, explicou a representante do grupo disciplinar de História e coordenadora do Departamento de Ciências Sociais e Humanas. Em jeito de conclusão, Cristina Viana afirmou que o ciclo de palestras “deve ser alimentado regularmente ao longo do próximo ano letivo de forma a tornar mais visível e expressiva a educação para a estética e para a cidadania, no respeito pelo património de um povo”.

Os grupos disciplinares de História e de Educação Visual vão manter e alimentar a parceria pelo “reconhecimento do valor acrescentado que estas iniciativas trazem para a formação global dos alunos”, garantiu Cristiana Viana.

Comentar


Código de segurança
Atualizar

jornalarte quad

pontalingua quad

letraletra quad

despesc

Topo