web erikaDireitos humanos, sociais e ambientais foram a temática da palestra proferida ontem, 22 de março, pela nossa antiga aluna Erika Mendes, no Auditório Carlos Paredes perante uma plateia constituída por alunos do 11.º ano do ensino secundário da EPM-CELP. A iniciativa partiu das professoras Olga Pires e Ana Besteiro no âmbito da disciplina de Educação para a Cidadania.

A palestra teve o intuito de despertar nos alunos, em fase final da sua escolaridade e a entrar num novo ciclo de vida de orientação profissional, o sentido de cidadania ativa, informada e responsável, bem como fornecer-lhes “luzes” sobre saídas profissionais face à multitude de profissões envolvidas na área dos direitos humanos.

Os alunos foram confrontados com vários exemplos de oportunidades de intervenção social para mudança dos cenários atuais, como é o caso, designadamente, do projeto em desenvolvimento junto das comunidades reunidas em torno da atividade das grandes mineradoras sediadas em Tete, procurando fornecer às populações instrumentos para reivindicação dos seus direitos. Mereceu também referência a ação promovida pelo Tribunal Permanente dos Povos da África Austral, a caminho da sua segunda sessão, bem como o movimento global que exije à ONU uma regulamentação internacional de caráter obrigatório para as corporações multinacionais que violem os Direitos Humanos.

Comentar


Código de segurança
Atualizar

jornalarte quad

pontalingua quad

letraletra quad

despesc

Topo