web climadiretoAlunos do quinto ano e da turma A1 do 11.º da EPM-CELP participaram na “Conferência live streaming sobre Biodiversidade”, realizada no passado dia 6 de abril via internet. A iniciativa foi do projeto Clima@EduMedia desenvolvido pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto com o objectivo de apoiar a educação nacional em matéria de mudanças climáticas, através do uso dos média.

Os alunos das escolas participantes acederam em direto a Portugal, ao sítio da internet difusor da conferência, para ver e ouvir os oradores Ana Faria, do Centro de Investigação MARE, e Pedro Pinho, investigador do Centro de Biologia Ambiental da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa. Estes especialistas fizeram uma breve apresentação dos seus trabalhos de investigação académica, sobre o efeito das alterações climáticas nas espécies de pinheiros, borboletas e na acidificação dos oceanos e respectivas repercussões nos ovos dos peixes e em toda a cadeia alimentar que os oceanos sustentam.

A iniciativa tem como objetivo sensibilizar a comunidade educativa e estudantil para a importância das alterações climáticas, tema da biodiversidade associado aos conteúdos programáticos da disciplina de Ciências Naturais do quinto ano de escolaridade e da área das ciências do ensino secundário.

A conferência permitiu a interação entre professores, alunos e especialistas das áreas científicas, culminando com a colocação de questões, por escrito, dos nossos alunos aos oradores, cujas respostas serão fornecidas na página da organização.

A experiência abriu novos horizontes aos alunos participantes que, desta forma, verificaram como as ferramentas de comunicação multimédia potenciam a aprendizagem, estabelecendo contacto com as universidades e os trabalhos de investigação científica que se desenvolvem em Portugal.

A próxima conferência “Clima em Direto” é já na próxima sexta-feira (15 de abril), às 12 horas, no Laboratório de Matemática.

Comentar


Código de segurança
Atualizar

jornalarte quad

pontalingua quad

letraletra quad

despesc

Topo