web direitos.crianca 10dez19Desafios e resoluções sobre os direitos das crianças no mundo foi o mote que inspirou, na manhã de hoje, Dia Internacional dos Direitos Humanos, um debate entre dezenas de alunos do ensino secundário da EPM-CELP, realizado no Auditório Carlos Paredes. Num painel composto por estudantes, estes discutiram ideias em torno do tema “Quem Seríamos Sem Infância? Ou com Outra?”, repudiando, de sobremaneira, os casamentos prematuros e a exploração infantil no mercado do trabalho e no terrorismo, bem como o incumprimento das leis universais sobre os Direitos Humanos.
web justica.ambiental 19nov19“Crise planetária e mudanças climáticas” foi o tema escolhido por Samuel Mondlane, da organização “Justiça Ambiental”, para a palestra que dirigiu ontem no Auditório Carlos Paredes da Escola Portuguesa de Moçambique – Centro de Ensino e Língua Portuguesa (EPM-CELP) aos alunos do ensino secundário da nossa Escola. O ativista falou sobre as novas incidências ambientais, no mundo e particularmente em Moçambique, motivando os estudantes a desenvolverem um pensamento crítico sobre o consumismo e suas consequências nefastas no meio ambiente.
web valerio.romao1 23OUT19O escritor português Valério Romão, que está em Moçambique a convite da EPM-CELP e do Camões – Centro Cultural Português em Maputo para dinamizar atividades no campo literário e da escrita, ensinou, na tarde de ontem, no Auditório Carlos Paredes, como o amor, a inclusão e o respeito pela condição humana contribuem para a felicidade de crianças autistas, em particular, e com necessidades especiais, no geral. Inicialmente designada palestra, o evento subordinado ao tema “Inclusão e Autismo – uma abordagem para pais, educadores e pares” terminou numa sessão de testemunho vivo, na qual a plateia expôs suas ansiedades e dificuldades enquanto pais, professores, colegas e irmãos de crianças autistas.

jornalarte quad

pontalingua quad

Logo UPA

despesc

Topo