web dia.cplp2017
A Escola Portuguesa de Moçambique – Centro de Ensino e Língua Portuguesa (EPM-CELP) foi palco, hoje, da celebração do Dia da Língua Portuguesa e da Cultura na CPLP (Comunidade dos Países de Língua Portuguesa).

Durante todo o dia os cerca de 1500 alunos de todos os níveis de ensino da EPM-CELP foram os principais intervenientes na festa da CPLP com a participação num grande peddy paper que os levou a conhecer, com mais detalhe e de forma informal, mas organizada, os aspetos mais relevantes da cultura de cada um dos nove países lusófonos: Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné Bissau, Guiné Equatorial, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor Leste. Nos respetivos espaços, os alunos responderam aos desafios propostos pelas diferentes disciplinas curriculares, os quais versaram “matérias que fazem parte do nosso currículo, da história, da geografia e da nossa língua”, elucidou Dina Trigo de Mira, diretora da EPM-CELP, que ainda salientou o facto de se estar a experimentar “uma forma lúdica de educar, formar e aprender”. Momentos musicais e desportivos, bem como outros dedicados ao cinema no Auditório Carlos Paredes ajudaram a preencher o dia dos alunos com atividades lúdico-formativas.

A iniciativa da EPM-CELP despertou o interesse e entusiasmo da diplomacia de países da CPLP representados em Moçambique, pelo que estiveram presentes respetivos diplomatas e funcionários, bem como grupos de música e de dança que atuaram nos espetáculos de abertura dos programas matutino e vespertino. Também contribuíram para a animação e decoração dos respetivos espaços de exposição, exibindo artefactos de variada natureza cultural.

Teresa Pinto de Andrade, conselheira da Embaixada de Angola em Moçambique, frisou que “a importância de existirem países numa organização como a CPLP é muitíssimo grande numa altura em que nós, os falantes de língua portuguesa, temos estado a lutar para a sua inclusão no quadro das línguas internacionais de trabalho”. Destacou, ainda, que “quantos mais países aderirem, melhor será, porque embora cada país fale como fale o português, está em causa o facto de a língua portuguesa ser enobrecida”, garantindo que “as relações internacionais e comerciais se estabelecem dentro da língua”.

O diretor do Centro Cultural Brasil-Moçambique, Gabriel Borges, reconheceu a importância da realização de eventos desta natureza para o estreitamento de relações entre os países falantes da língua portuguesa, reforçando a necessidade da sua reedição com a justificação de a língua portuguesa ser “muito versátil que sofre mudanças em cada um dos países onde está presente, sendo um ponto comum a todos eles”. Gabriel Borges não deixou passar em branco o facto de, em 2017, o Brasil ser presidente da CPLP, explicando o contributo da língua portuguesa para o desenvolvimento dos países do hemisfério sul: “o Brasil tem várias cooperações com países da CPLP fora do território nacional e isso dá-se graças à língua portuguesa, que facilita toda a logística de movimentação popular. Deve usar-se essa ferramenta para melhorar a economia dos países envolvidos, representando uma mais valia para todos”.

Na cerimónia de abertura, a diretora da EPM-CELP, Dina Trigo de Mira, vincando os objetivos comprometidos aquando da criação da instituição ao abrigo do acordo de cooperação de 1999 entre Portugal e Moçambique, afirmou que a nossa Escola “estabeleceu, desde a sua génese, a sua missão de Centro de Ensino e Língua Portuguesa onde a língua aparece como veículo privilegiado para a cooperação entre os dois países, assumindo-se como veículo de difusão daquele instrumento de comunicação”. Dina Trigo de Mira destacou, ainda, as valências de Escola Integrada, Centro de Recursos Educativos e Centro de Formação que integram a EPM-CELP. No final da cerimónia, a diretora deixou a mensagem de que “a língua é o fator de união de todos nós e a alavanca para a cooperação nas diversas áreas, no caso da Escola Portuguesa, nas da educação e da cultura”.

dia.cplp.2017 2 dia.cplp.2017 3
dia.cplp.2017 6 dia.cplp.2017 4
dia.cplp.2017 7 dia.cplp.2017 5
dia.cplp.2017 1 dia.cplp.2017 8

Comentar


Código de segurança
Atualizar

jornalarte quad

pontalingua quad

letraletra quad

despesc

Topo