web logo.cplpA Escola Portuguesa de Moçambique – Centro de Ensino e Língua Portuguesa (EPM-CELP) vai celebrar o Dia da Língua Portuguesa e da Cultura na CPLP (Comunidade dos Países de Língua Portuguesa) na próxima sexta-feira, 5 de maio. Alunos, professores, encarregados de educação, funcionários e convidados poderão visitar os espaços de identidade cultural de cada um dos nove países – Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné Bissau, Guiné-Equatorial, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor Leste - que integram aquela organização internacional, fundada a 17 de julho de 1996.

Os cerca de 1500 alunos de todos os níveis de ensino da EPM-CELP serão os principais intervenientes na festa da CPLP com a participação num grande “peddy paper” que os levará a conhecer, com mais detalhe, os aspetos relevantes da cultura de cada um dos nove países. Também os encarregados de educação, amigos e convidados da EPM-CELP são chamados a participarem no circuito cultural, que será inaugurado às oito horas da próxima sexta-feira e prolongar-se-á até ao final do mesmo dia.

A iniciativa da EPM-CELP despertou o interesse e entusiasmo da diplomacia de todos os países da CPLP representados em Moçambique, pelo que estão garantidas presenças de diversos grupos de música e de dança nos espetáculos de abertura e de encerramento do programa, para além da exposição de artefactos de variada natureza cultural.

A EPM-CELP convida todos os encarregados de educação dos nossos alunos a participarem ativamente nas atividades do programa de comemoração do Dia da Língua Portuguesa e da Cultura na CPLP. Para acompanhar as peripécias dos respetivos educandos, os encarregados de educação deverão consultar os programas-circuito das turmas escaladas para o "peddy paper" da manhã e para o "peddy paper" da tarde. (clicar nas ligações).

De acordo com a página oficial da CPLP, o dia 5 de maio "foi instituído como o Dia da Língua Portuguesa e da Cultura na CPLP, a 20 de julho de 2009, por resolução da XIV Reunião Ordinária do Conselho de Ministros da CPLP, decorrida na cidade da Praia, Cabo Verde."

PROGRAMA abreviado de celebração do Dia da Língua Portuguesa e da Cultura na CPLP.

Relacionado
Dia da Língua Portuguesa assinala-se em 49 países com 210 iniciativas
.
.

Comentar


Código de segurança
Atualizar

jornalarte quad

pontalingua quad

letraletra quad

despesc

Topo