Logo pela manhã, às 10 e 30, os diretores da EPM-CELP e do Centro Cultural Brasil-Moçambique procederão à inauguração, no átrio principal do nosso estabelecimento de ensino, de uma exposição alusiva ao carnaval brasileiro, a que se seguirá uma interação com alunos de vários anos de escolaridade para exploração temática daquela popular festa cultural.

No período da tarde, com início às 14 e 45, no Auditório Carlos Paredes, terá lugar um encontro entre o escritor João Paulo Borges Coelho e alunos do 10.º ano de escolaridade, que têm vindo a estudar obras do conhecido autor moçambicano. De seguida, serão os próprios alunos a presentear o escritor e os espetadores com um sarau cultural que conjugará teatro, poesia e música, evocando, desta forma, a cultura dos países de expressão portuguesa.

O espaço lusófono comemorou, pela primeira vez, o Dia da Língua Portuguesa e da Cultura da CPLP (Comunidade dos Países de Língua Portuguesa) em 2010, com iniciativas diversas em cada um dos oito países que constituem a organização, bem como em várias outras comunidades de falantes espalhadas pelo Mundo.

A instituição do Dia da Língua Portuguesa e da Cultura da CPLP foi decretada pelo Conselho de Ministros da organização lusófona, em reunião ordinária realizada em 20 de Julho de 2009 na Cidade da Praia, Cabo Verde. Na base da decisão está a convicção da língua portuguesa constituir "um vínculo histórico e um património comum resultantes de uma convivência multissecular que deve ser valorizada", expressa o documento da CPLP.

Comentar


Código de segurança
Atualizar

jornalarte quad

pontalingua quad

letraletra quad

despesc

Topo