A Semana da Leitura é organizada pela Biblioteca Escolar José Craveirinha (BEJC) que oferece aos seus utentes e à comunidade educativa uma pequena exposição sobre os primeiros textos em língua portuguesa. Esta pode ser visitada durante toda a próxima semana e nela estarão patentes "fac similes" dos textos considerados mais antigos e a sua tradução, bem como outros documentos relacionados com a temática.

Durante a Semana da Leitura será visionado, diariamente, o filme "Livros voadores" pelas turmas previamente inscritas, na sequência do qual serão dinamizadas pequenas atividades de escrita ou de desenho, de modo a promover a biblioteca, o livro e a leitura.

Com o objetivo de celebrar a biblioteca itinerante que possibilita a leitura nos locais mais recônditos, a BEJC apresentará, na sua vitrina do refeitório, uma pequena exposição de fotografias, denominada Bibliotecas Itinerantes.

Para comemorar o Dia Mundial da Saúde Oral, a 20 de março, a BEJC e a área disciplinar de Ciências Naturais/Biologia associam-se ao programa SOBE – Saúde Oral Biblioteca Escolar, dinamizando atividades no âmbito da saúde oral direcionadas para o sexto ano de escolaridade, entre as quais o visionamento dos filmes "Era uma vez a vida – Dentes" e "Teste da Língua - Boca saudável para ler os melhores livros" (SOBE).

De modo a celebrar a língua portuguesa e a leitura, serão apresentados, em parceria com a Equipa de Cooperação – Centro de Formação da EPM-CELP e docentes de Português, os contos "Formiga Juju e o sapo Karibu", "O Caçador de ossos" e "Viagem pelo Mundo num Grão de Pólen", bem como o livro " A Marrabenta, sua evolução e estilização – 1950-2002". Fazendo jus à leitura em vários suportes, será também lançado o livro digital "Na ponta da Língua II", constituído por textos escritos por alunos da EPM-CELP.

O Concurso de Provérbios e Adivinhas, cujo objetivo é promover a cultura e a língua portuguesa junto dos alunos mais novos, terá, como habitualmente, lugar na Semana da Leitura. Tendo começado a sua preparação a 21 de fevereiro, os alunos dos quarto e quinto anos participarão em provas eliminatórias e finais para apuramento dos três vencedores de cada ano, que receberão os merecidos prémios.

A "Cozinha das Letras", atividade dinamizada pela BEJC no espaço Biblioteca Viva, aproveitará para mostrar os trabalhos realizados pelos alunos que, voluntariamente, participam nas suas atividades de leitura e escrita criativa.

A Semana da Leitura terminará, no Dia Mundial da Poesia, com a apresentação de "Fantasliteratura.com", atividade dedicada ao escritor Almeida Garrett que será levada a cabo pelos alunos do oitavo ano, numa parceria com os docentes que lecionam a disciplina de Português.

Comentar


Código de segurança
Atualizar

jornalarte quad

pontalingua quad

letraletra quad

despesc

Topo