A vista teve como objetivo conhecer a nossa Escola, em especial a Biblioteca Escolar José Craveirinha (BEJC), que gere as publicações da imprensa portuguesa que recebe, regularmente, no âmbito do acordo assinado entre a EPM-CELP e a API, facilitado pela "Corre – Correio Expresso de Moçambique" que procede ao transporte gratuito.

Victor Lobo verificou "in loco" como é feita a gestão das publicações e assistiu à utilização das mesmas enquanto recursos pedagógicos no contexto de uma aula de Português para Estrangeiros. Estes materiais permitem que os alunos, além de aprenderem a língua, tenham a oportunidade de ver imagens de Portugal, de contactarem com aspetos culturais diversos e de manusear documentos autênticos, tão importantes na aprendizagem de qualquer língua estrangeira.

Além da leitura recreativa, quer na BEJC quer na Sala de Professores, algumas das publicações ou artigos destas retirados têm sido utilizados por docentes nos âmbitos da lecionação de várias disciplinas e da realização de trabalhos por parte de alunos. Após utilização, as publicações de maior interesse ficam na BEJC ao dispor dos utentes e outras, como jornais fora do prazo de vida útil, são entregues aos professores que trabalham nas áreas artísticas para reaproveitamento. Algumas publicações mais específicas são enviadas para alguns setores da EPM-CELP.

Por cortesia da API, a EPM-CELP recebeu, desde Janeiro de 2011 até à data, 111 remessas de publicações nacionais e regionais, incluindo jornais e revistas generalistas e especializados, que constituem uma mais-valia na manutenção e desenvolvimento da ligação cultural a Portugal.

Comentar


Código de segurança
Atualizar

jornalarte quad

pontalingua quad

letraletra quad

despesc

Topo