A iniciativa da BEJC tem carácter experimental de pedagógico e pretende ensinar os membros da comunidade educativa a integrarem-se no movimento. O projecto é uma adaptação do Bookcrossing.com, que funciona desde 2001 e está actualmente espalhado em 130 países, com mais de 700 mil utilizadores e registo de mais de cinco milhões de livros. Caso a iniciativa seja bem sucedida internamente, a BEJC pretende, a partir do início do próximo ano lectivo, “saltar” os muros da nossa Escola e lançar livros ao Mundo.

O Bookcrossing atravessa o tempo e o espaço e pretende transformar o mundo inteiro numa biblioteca, convidando as pessoas a libertarem-se dos livros para que outros os possam também ler. A comunidade e o sistema são dinamizados através da Internet, cuja aplicação foi criada, em 2001, por Ron Hornbacker, um programador norte-americano de software.

Em Portugal, a comunidade Bookcrosser conta já com mais de 11 mil membros, sendo uma das maiores comunidades da Europa e a 10.ª em termos mundiais. De cafés a bibliotecas, escolas a serviços públicos, o Bookcrossing em Portugal está mais activo do que nunca e promete continuar a espalhar livros por esses caminhos fora.

Bookcrossing Portugal
Bookcrossing Internacional

Comentar


Código de segurança
Atualizar

jornalarte quad

pontalingua quad

letraletra quad

despesc

Topo