O “podcast” (ficheiro áudio distribuído através da Internet) resulta de um trabalho conjunto realizado pelos professores e alunos das quatro turmas do 4.º ano, em colaboração e com o apoio da “Biblioteca Viva”. Esta encarregou-se de dar a conhecer a história original da “Menina do Mar” a todos os alunos e estes, posteriormente, trabalharam o tema nas respectivas turmas. Os trabalhos produzidos (textos, desenhos e pinturas) foram, por fim, reunidos e integrados na apresentação multimédia final com base colectiva, hoje dada a conhecer a todos.A participação no concurso “Conta-nos uma história” foi uma oportunidade que surgiu a meio do desenvolvimento do projecto. Desta forma, formatou-se o produto final de modo a responder às exigências técnicas do concurso, nomeadamente a integração da componente áudio. De resto, trata-se de recontar uma história, ou produzir uma original, com a participação de um narrador e diferentes personagens, obrigando à existência de diálogos.

conta_nos_uma_historia_webO Concurso “Conta-nos uma história!”, promovido no âmbito do Plano Tecnológico da Educação (PTE), através da Direcção Geral de Inovação e Desenvolvimento Curricular (DGIDC), do Gabinete da Rede de Bibliotecas Escolares (RBE) e do Plano Nacional de Leitura (PNL) pretende fomentar a realização de projectos desenvolvidos pelas escolas de Educação Pré-Escolar e 1.º Ciclo do Ensino Básico que incentivem a utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), nomeadamente as de gravação digital áudio.

O período de avaliação dos trabalhos submetidos a concurso decorre até 31 de Maio, após o que serão seleccionados os 15 melhores “podcast” por um júri que integra elementos da DGIDC, RBE e PNL.

Mais informações e regulamento: "Conta-nos uma história - Podcast na Educação"

Comentar


Código de segurança
Atualizar

jornalarte quad

pontalingua quad

letraletra quad

despesc

Topo