web semana.leitura1 2020
Caiu o pano sobre a Semana da Leitura 2020 da EPM-CELP, na última sexta-feira. Um evento marcado por atividades diversas que, além do livro, desafiaram e enalteceram o papel do leitor, através da dinamização das iniciativas “EPM aLer+”, Feira do Livro, “Hora do Conto”, “Livros e Leitores”, Encontros com Escritores e concursos de leitura. A edição 2020 foi realizada sob o lema “Ler sempre. Ler em qualquer lugar” e promovida pela Biblioteca Escolar José Craveirinha.

web semana.leitura2 2020Durante cinco dias a Semana da Leitura colocou o livro a leitura no centro da atenção coletiva ou individual de alunos, professores, funcionários e encarregados de educação. Como já é tradição, a atividade “EPM aLer+” inaugurou, a 9 de março, a semana, colocando toda a comunidade escolar a ler ao mesmo tempo durante 20 minutos, em qualquer lugar com interrupção da tarefa em mãos. No segundo dia destacaram-se a dinamização de “A Hora do Conto” no bloco do pré-escolar, a palestra sobre leitura e ciência dirigida a alunos dos terceiro e quarto anos do ensino básico e a sessão “Livros e Leitores”, comandada por alunos do nono ano, que procuraram desmitificar a narrativa presente no romance “A culpa é das estrelas”, da autoria do escritor norte-americano John Green.

Nos dias subsequentes, a Semana da Leitura disponibilizou à comunidade da EPM-CELP uma grande variedade de livros, expostos em feira no emblemático Pátio da Laranjeiras; um encontro com a escritora Teresa Noronha, que se debruçou sobre a sua obra literária “A viagem de Luna”, e o lançamento do segundo livro da coleção do projeto “Mabuko Ya Hina”, titulado "A menina que vivia na Nuvem", da autoria de alunos da Escola Primária Completa de Maguiguana, novidade inserida nas celebrações do 10.º aniversário daquele projeto de cooperação coordenado pela nossa Escola.

Livros, leitores e premiados
Como de costume, a edição 2020 da Semana da Leitura da EPM-CELP premiou os alunos que se distinguiram nos concursos de soletração e de leitura Expressiva, supervisionados pela Biblioteca Escolar José Craveirinha. Nestes certames, 15 alunos dos segundo, terceiro, quarto, quinto e sexto anos do ensino básico obtiveram os seguintes resultados:

Concurso de Soletração
2.º ano: 1. – Martin Gabriel Pereira (turma E); 2. - Muhammad Ravat (B); 3. - Natália Nhaca (A). 3.º ano: 1. – Martin Santos Pereira (A); 2. - Vasco Andrade (D); 3. - Nkyoma Bilale (B).

Concurso de Leitura Expressiva
4.º ano: 1. – Rafael Oliveira (D); 2. - Ivandro Abasse (B); 3 - Nayah António (C). 5.º ano: 1. – Mafalda Lopes (E); 2. - Gabriel Viçoso (D); 3. - Thayanne Dava (F). 6.º ano: 1. – Rita Morais (D); 2. - Rita Coelho (B), 3. - Matilde Almeida (E).
web semana.leitura3 2020

Comentar


Código de segurança
Atualizar

jornalarte quad

pontalingua quad

Logo UPA

despesc

Topo