web encontro.leitores 16OUT19
A Biblioteca Escolar José Craveirinha (BEJC) acolheu, anteontem (14 de outubro), um encontro de leitores que envolveu cerca de 20 alunos do “nono E” para uma conversa sobre as obras “Capitães da Areia”, do escritor brasileiro Jorge Amado, e “Quem me dera ser onda”, do angolano Manuel Rui. A atividade foi dinamizada por Faira Semá, professora de Português, mas as sugestões literárias e os debates foram orientados por Mário Gonçalves, professor de Geografia, e por Eduardo Canastro, aluno daquela turma.


A primeira edição do Encontro de Leitores do ano letivo 2019/2020, propôs, para além da exploração do espaço físico da BEJC, uma imersão no universo daquelas obras, considerados por Mário Gonçalves e Eduardo Canastro duas das mais notáveis do género romance, tanto em Angola e Brasil como nos vários países falantes da língua portuguesa.

Durante a sessão, Faira Semá exortou a necessidade de os alunos começarem a criar vínculos com os livros e a leitura. “Pode parecer que não, mas o livro é exigente. Ele precisa de nós lá, na totalidade”, explicou a docente, reiterando a intenção dos encontros em reunir amantes da leitura para que, juntos, partilhem experiências de leituras específicas, discutam sobre as visões dos autores ou sugiram obras aos demais participantes.

Escrito em 1937, o livro “Capitães da Areia”, por exemplo, retrata a vida de um grupo de menores abandonados, que crescem nas ruas da cidade de Salvador, Bahia (Brasil), vivendo em um trapiche e roubando para sobreviver. O romance procura não apenas mostrar os assaltos e as atitudes violentas de sua vida bestializada, mas também as aspirações e os pensamentos ingénuos, comuns a qualquer criança.

A obra “Quem me dera ser onda” foi escrita em 1982 e narra uma história aparentemente simples, quase infantil, mas que aborda temas sérios presentes na sociedade angolana, após a independência: as consequências da guerra, a condição humana, as classes sociais, a corrupção, os preconceitos e a liberdade.

Comentar


Código de segurança
Atualizar

jornalarte quad

pontalingua quad

Logo UPA

despesc

Topo