web conversa.livros1 dez18
Na última sessão do primeiro período letivo de 2018/2019 de “Conversa à Volta dos Livros”, alunos de várias gerações e professores da Escola Portuguesa de Moçambique – Centro de Ensino e Língua Portuguesa (EPM-CELP) falaram dos seus imaginários e experiências provocados pela leitura de vários livros. A mesa redonda, realizada a 13 de dezembro no anfiteatro ao ar livre, revelou-se especial por ter gerado um espaço de diálogo e espontaneidade entre os estudantes, que assumiram, a um só tempo, papéis de espetadores e atores da conversa.

A sessão foi marcada exclusivamente por reflexões e partilhas em volta dos livros marcantes e respetivos personagens. Neste ambiente foram igualmente apresentados os livros preferidos pelos alunos ao longo do primeiro período deste ano letivo para inspiração e motivação de outros estudantes. Na lista constam “Os Maias”, do escritor português Eça de Queiroz, “A Fada Oriana”, de Sophia de Mello Breyner Andresen e “O Principezinho”, do escritor, ilustrador e aviador francês Antoine de Saint-Exupéry, entre outros.

O projeto “Conversa à Volta dos Livros”, iniciado no ano passado, era primitivamente destinado aos professores da EPM-CELP, mas, neste ano letivo, “decidi estender aos alunos”, esclareceu a dinamizadora do projeto Faira Semá, professora da disciplina de Português, para quem a experiência tem produzido resultados satisfatórios: “Tem sido muito positivo: noto que os meus alunos têm passado a escrever muito melhor, com mais ideias, uma vez que têm a oportunidade de debater e questionar vários assuntos da escrita”, afirmou.

“Conversa à Volta dos Livros” tem o objetivo de criar um espaço de partilha de ideias e de despertar, na comunidade académica, a paixão pelo livro. No segundo período do ano letivo 2018/2019, o debate será estendido aos pais e encarregados de educação, segundo explicou Faira Semá.

Comentar


Código de segurança
Atualizar

jornalarte quad

pontalingua quad

letraletra quad

despesc

Topo