web livro.donzela dez18A Escola Portuguesa de Moçambique – Centro de Ensino e Língua Portuguesa (EPM-CELP) vai lançar, na próxima quinta-feira (6 de dezembro), às 17 horas, no átrio central da nossa Escola, o livro “O João, a donzela e o monstro das doze cabeças”, da autoria de Benjamim Pedro João com ilustrações de Carmen Muianga. A obra, com 34 páginas divididas em quatro capítulos, é o 11.º título da coleção “Contos e Histórias de Moçambique” do catálogo de publicações da EPM-CELP.

“O João, a donzela e o monstro das doze cabeças”, história inspiradora que envolve quatro personagens principais - João, Manuel, a donzela Zacrina e o monstro das doze cabeças -, é uma obra pedagógica recheada de contos tradicionais originários de várias gerações de moçambicanos. É o que atesta a responsável pelo sector das publicações da EPM-CELP, Teresa Noronha, ao esclarecer que a coleção Contos e Histórias de Moçambuique “conta com autores como Mia Couto, Ungulani Ba Ka Khosa e Marcelo Panguana, entre outros, e propõe a recriação de histórias tradicionais moçambicanas por escritores locais. Os livros são enriquecidos por ilustrações que utilizam várias técnicas e suportes de modo a valorizar as artes plásticas e o artesanato. Entre os ilustradores contamos com Malangatana, Silva Dunduro e Luís Cardoso, nomeadamente”.

Para além da ligeireza do texto, o livro apresenta, no seu final, o conto original que deu azo à readaptação por parte de Benjamim João e de Carmen Miaunga, bem como as razões que levaram o autor a reescrevê-lo. A coleção está também editada no Brasil, pela editora Kapulana, e cinco dos seus títulos foram adotados pelo Plano Nacional de Leitura de Portugal.

O lançamento do livro na EPM-CELP será acompanhado de uma exposição e venda das ilustrações do livro.

Comentar


Código de segurança
Atualizar

jornalarte quad

pontalingua quad

letraletra quad

despesc

Topo