web literacia.borboleta
O Mês da Literacia, a decorrer na Escola Portuguesa de Moçambique – Centro de Ensino e Língua Portuguesa (EPM-CELP) desde 12 de setembro, ofereceu, na manhã de hoje, três realizações que inspiraram sonhos e desafiaram a coragem. A apresentação do livro “O Cavalo e a Borboleta”, de Margarida Abrantes, o lançamento do concurso de ilustração destinado aos estudantes das escolas moçambicanas e a entrega de uma maleta de leitura aos alunos do quarto ano da nossa Escola resumem o segundo dia do programa desta grande iniciativa.

Logo ao princípio da manhã, Margarida Abrantes reuniu-se, no átrio central da EPM-CELP, com professores e alunos de sete escolas que integram o projeto “Mabuko Ya Hina” para contar histórias que fazem parte do seu livro “O Cavalo e a Borboleta”. As cenas teatralizadas por três crianças aproximaram a narrativa de uma realidade encantada e encantadora que convidaram os presentes a sonhar. À partida, a plateia, composta por petizes, adolescentes, jovens e adultos, mostrou-se entusiasmada com o evento e, unanimente, disposta a ver uma peça de teatro. Porém, a autora da obra tratou de explicar que seria, sim, teatro, mas em forma de conto, com narrador e alguns personagens.

A história, de acordo com a escritora, destina-se a crianças que chegam às escolas muito pequeninas e tímidas e, depois, crescem com a ajuda dos professores. Por isso, “este livro é para os docentes, auxiliares e todos aqueles que ajudam as crianças a crescerem e a tornarem-se pessoas úteis na sociedade”, sublinhou a contadora de histórias.

O momento da apresentação do livro incluiu uma dança, ao ritmo da música da cantora brasileira Marina Elali, intitulada “Eu vou seguir”, que, na mestria de uma aluna da nossa Escola, revelou os desafios da borboleta Crystal na busca da felicidade e dos seus sonhos. Foi igualmente inaugurada no átrio central uma exposição que ilustra, a tinta e papel, os vários episódios do livro “O Cavalo e a Borboleta”.

Prémios para os melhores!
Ainda no âmbito das celebrações do Mês da Literacia, a EPM-CELP e o Ministério da Educação e Desenvolvimento Humano de Moçambique, através do projeto “Mabuko Ya Hina”, abriram um concurso de ilustração, subordinado ao tema “Viagens” e destinado aos alunos das primeira à sexta classes das escolas que integram aquele projeto. Esta iniciativa pretende criar e consolidar hábitos de leitura e desenho, promover a arte da ilustração, valorizando a expressão artística, e dar oportunidade aos vencedores de participarem numa oficina de desenho, a ser dinamizada pela professora da EPM-CELP Barbára Marques.

A criatividade, a qualidade técnica do trabalho e a variedade de materiais e técnicas utilizados são os principais critérios para a validação dos trabalhos que serão avaliados por um júri composto por dois professores e dois membros do projeto “Mabuko Ya Hina”. De referir que a cerimónia de atribuição dos prémios ocorrerá a 19 de outubro próximo, aquando do Festival Escolas com Livros, edição 2018.

Maletas para dinamizar leitura entre os mais pequenos
web maleta set18Na mesma senda, na sala 36 da EPM-CELP, um grupo de cinco alunas da turma C do oitavo ano da nossa Escola, Alissa, Elisângela, Isis, Kandara e Mariana, “emprestou” uma Maleta de Leitura aos seus colegas do quarto ano de escolaridade. A biblioteca móvel pertence ao “Mabuko Ya Hina” e contém cerca de 200 livros destinados ao público infantojuvenil.

Durante o período concedido para explorarem as mais variadas temáticas do mundo infantil, os alunos beneficiados terão a oportunidade de partilhar histórias e sonhos com os demais colegas das cinco salas por onde irá circular o “kit”. Ou seja, “além de poderem fazer leituras, recontos orais e escritos, dramatizações e desenhos sobre os livros da maleta, os alunos irão explorar uma obra que será apresentada na Semana da Leitura”, esclareceram os coordenadores da iniciativa, acrescentando esperarem que “a maleta proporcione aos alunos boas leituras, muitas viagens e aprendizagens, porque 'Ler é Aprender!´”.

Comentar


Código de segurança
Atualizar

jornalarte quad

pontalingua quad

letraletra quad

despesc

Topo