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As comemorações do Mês da Literacia da Escola Portuguesa de Moçambique – Centro de Ensino e Língua Portuguesa (EPM-CELP) arrancaram hoje – Dia Internacional da Literacia -, na Biblioteca Escolar José Craveirinha (BEJC) com um programa dedicado aos mais novos, subordinado ao tema “Ler e desenhar faz bem!”. A iniciativa do projeto Mabuko Ya Hina reuniu alunos da turma C do primeiro ano da EPM-CELP e das terceira e quarta classes da Escola Primária Completa 3 de Fevereiro.

O primeiro momento foi dedicado à leitura e audição da história “O sonho da menina”, da autoria de Margarida Abrantes, professora de Educação Física da nossa Escola. O conto fala sobre a perda, a forma como se deve ser encarada e como pode ser ultrapassada. Em 2015, aquela docente desenvolveu um trabalho de ilustração da história com os alunos das terceira e quarta classes da Escola Primária Completa 3 de Fevereiro, cuja exposição ficou patente na BEJC onde permanecerá até final de setembro.

A seguir foi lançado um concurso de ilustração com o tema “A Água”, o mesmo da sexta e última edição do festival “Escolas com Livros”, destinado aos alunos das primeira à sexta classes das escolas que integram o projeto Mabuko Ya Hina, sendo os trabalhos coordenados pelos respetivos professores da disciplina de “Desenho e Oficio”. As obras concorrentes deverão ser entregues àqueles professores até 9 de outubro e a atribuição dos prémios realizar-se-á no dia 27 de outubro, data do encerramento da próxima edição do Festival Escolas com Livros.

A próxima iniciativa no âmbito Mês da Literacia na EPM-CELP vai ter lugar no dia 29 com a inauguração da biblioteca da Escola Comunitária Amizade Sem Fronteiras.

web literacia2017aO Dia Internacional da Literacia celebra-se anualmente a 8 de setembro e foi instituído pela UNESCO. De acordo com o jornal da Associação Portuguesa de Bibliotecários, Arquivistas e Documentalistas “a comemoração deste dia foi decidida na Conferência de Teerão em 1965 com o objetivo de erradicar a iliteracia e celebrado pela primeira vez em 1966”. A edição 2017 subordina-se ao tema ‘Literacia num mundo digital’ e, ainda de acordo com aquela publicação, “realiza-se no contexto da Agenda da Educação 2030 das Nações Unidas pela qual a comunidade internacional se compromete a garantir uma educação de qualidade, inclusiva, equitativa e promotora de aprendizagem ao longo da vida para todos”.

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