web makobo1
Alunos da Escola Portuguesa de Moçambique – Centro de Ensino e Língua Portuguesa (EPM-CELP) visitaram a Escolinha Solidária da Plataforma Makobo, no Bairro dos Pescadores da Costa do Sol, em Maputo, onde, no passado dia 23 de maio, ensinaram meninos a ler e escrever e ofereceram dois quadros de giz, três pacotes de material didático e 25 mochilas.

O projeto de solidariedade é desenvolvido pelas turmas F do sétimo ano e C do décimo da EPM-CELP e coordenado pelas respetivas diretoras Carla Viveiros e Margarida Vasconcelos, com a colaboração do coordenador do terceiro ciclo do ensino básico, João Paulo Videira. Na Escolinha Solidária, os nossos alunos do “7.º F” ajudaram a ensinar os meninos a ler e a escrever com gestos simples de partilha e de solidariedade, conferindo à iniciativa de interação escolar uma enorme riqueza humana e social e um caráter cívico genuíno e autêntico.

A Escolinha Solidária da Plataforma Makobo, que atualmente conta com 140 alunos, não aceita donativos pecuniários, funciona com base no voluntariado e concentra a sua ação educativa no ensino da língua portuguesa. Necessita, neste momento, de iniciativas voluntárias que lhe permitam alargar o atual período de funcionamento de dois dias por semana (terças e quintas-feiras) para continuar a melhorar a ortografia e a oralidade de alunos até à oitava classe das escolas públicas dos bairros periféricos da cidade de Maputo. Simultaneamente, a Escolinha Solidária procura melhorar a condição nutricional das crianças e promover uma educação de cuidados primários de saúde. É, também, um espaço de ocupação educativa dos tempos livres das crianças e de resgate de valores tradicionais ligados à família e à comunidade.

A Plataforma Makobo desenvolve, para além da Escolinha Solidária, os programas “A sopa solidária”, “O parquinho solidário”, “Doe uma hora por um sorriso” e “O artesanato solidário”.

web makobo2 web makobo3
web makobo4

Comentários   

0 #1 Carla Viveiros 20-06-2017 22:50
Iniciativa a repetir.
Citar

Comentar


Código de segurança
Atualizar

jornalarte quad

pontalingua quad

letraletra quad

despesc

Topo