web magiasol
Promover a leitura, o livro e a língua portuguesa foi o objetivo da iniciativa editorial da Escola Portuguesa de Moçambique-Centro de Ensino e Língua Portuguesa (EPM-CELP) ao lançar o livro “Passos de Magia ao Sol”. Escrito por Mauro Brito e ilustrado por Bárbara Marques, a obra de poesia para crianças foi apresentada ontem, 7 de março, no Jardim do Professor – espaço Associação Livro Aberto. A obra, escrita em verso, traduz pensamentos e reflexões do autor sobre a infância para aproximar os mais novos à poesia.

“Neste livro estão presentes os elementos da vida: terra, água, vento, fogo e o mais importante – a memória”, frisou o apresentador do livro Rogério Manjate, antes de recitar alguns dos versos que, acrescentou, “convidam a olhar para a infância”. Destacou, também, a importância dos livros na educação das crianças, bem como a necessidade de existir uma coleção lúdica, "agregando o gosto pela leitura ao livro enquanto objeto estético”.

O autor Mauro Brito, de origem cabo-verdiana,  estreou-se na literatura e na poesia através das quais deixa transparecer a nostalgia da vida num país diferente do da sua origem. Durante a sua intervenção, destacou que “a leitura é uma fábrica inteira onde é moldada e recolhida toda a criatividade dos seres humanos” e que “o olhar, o ver, o contemplar e o observar fazem parte do pensamento”. Por sua vez, Bárbara Marques deixou palavras de agradecimento a todos os que a apoiaram na estreia como ilustradora, esperando que as “imagens possam abrir os horizontes das palavras e trazer alegria aos leitores”.

O evento encerrou com a audição de alguns poemas do livro na voz de três leitores e com um momento musical.

web magia1 web magia2
web magia3 web magia4

Comentar


Código de segurança
Atualizar

jornalarte quad

pontalingua quad

letraletra quad

despesc

Topo