web cartaz.livromagiaO lançamento do livro “Passos de Magia ao Sol”, escrito por Mauro Brito e ilustrado por Bárbara Marques, vai ter lugar amanhã, 7 de março, pelas 17 horas, no Jardim do Professor – espaço Associação Livro Aberto. Publicada pela Escola Portuguesa de Moçambique-Centro de Ensino e Língua Portuguesa (EPM-CELP), a obra em verso traduz pensamentos e reflexões do autor sobre a infância.

Promover a leitura e a literatura é o objetivo da iniciativa editorial da EPM-CELP que, para o efeito, deslocaliza a cerimónia de lançamento do livro para um espaço público acessível a todos os interessados pela literatura infantil.

De origem cabo-verdiana, Mauro Brito estreia-se na literatura e na poesia através da qual deixa transparecer a nostalgia da vida num país diferente do da sua procedência, através da “observação do mundo de uma forma poética” cuja “poesia carrega a melancolia da perda do lugar de origem”, tal como frisa Teresa Noronha, editora do Centro de Formação e Difusão da Língua Portuguesa da EPM-CELP.

Bárbara Marques, professora de Educação Visual da nossa Escola, também dá os primeiros passos na ilustração literária em resposta ao convite endereçado pela EPM-CELP que, assim, pretende “dar a conhecer e valorizar o trabalho de pessoas da escola”, tal como afirmou Teresa Noronha.

Mauro Brito
Nascido nos anos 90 em Nampula, junta-se mais tarde ao teatro de rua, passando pelo ativismo social, mas é em Maputo onde descobre o afeto pelas letras. Inicia-se nas leituras e, posteriormente, na escrita através de vários grupos e movimentos onde continua a participar em cursos e oficinas de escrita e recitação. Mais tarde explora a poesia e apaixona-se pela lírica. Colabora também em jornais e revistas tais como “Cultura”, “Blecaute”, “Debate”, “Missanga” e “Literatas”, entre outros.

De espírito inquieto e versátil, Mauro Brito estudou contabilidade, tornou-se piloto experimental de aeronaves e ativista ambiental.

Bárbara Marques
Bárbara Marques nasceu em abril de 1973, em Lisboa. Em 1986 frequenta o ateliê da pintura de Cecília Menano e, em 1994, frequenta o curso de pintura da Sociedade Nacional de Belas Artes, em Lisboa. Foi selecionada no Concurso de Artes Plásticas D. Fernando II, em Sintra (Portugal) e para o XXV Salón de Otoño de Pintura Plasencia. Em 2001 terminou a licenciatura em Artes Plásticas – Escultura na Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto (Portugal).

Bárbara Marques fez pintura decorativa em mobiliário no ateliê Dar Forma, em Lisboa, e participou na elaboração de cenários e adereços para o teatro Arte Imagem, no Porto. Foi formadora de um curso de cerâmica durante três meses em Montemor-o-Novo.

De 2006 a 2009 participou na elaboração do programa e estágios profissionais para o projeto PAES, lecionando no curso de Arte e Design, em São Tomé e Príncipe, concretamente as disciplinas de Desenho, Oficinas, Design Gráfico, Design de Equipamento e Geometria Descritiva.

É, desde 2009, docente da disciplina de Educação Visual na EPM-CELP.

Comentar


Código de segurança
Atualizar

jornalarte quad

pontalingua quad

letraletra quad

despesc

Topo