Considerando que a motivação para a leitura é, actualmente, um desafio para a educação, o evento vai começar com a iniciativa "EPM a Ler +" para celebrar e enaltecer a leitura. O toque da campainha assinalará, na próxima segunda-feira (16 de março), os dois momentos de leitura generalizada, um no período da manhã e outro no da tarde, devendo todos os elementos da comunidade educativa dedicar 20 minutos à leitura de um livro.

Ao longo da semana outras actividades irão decorrer, destacando-se o Concurso de Provérbios e Adivinhas, para os alunos dos primeiro e segundo ciclos, que, ao longo dos anos, tem sido acolhido com muito entusiamo por parte dos alunos.

Estão previstas, também, a realização de palestras, uma com o tema "No mundo da Internet" e outra sobre "A teimosia de Stephen Hawking", para promoção de diferentes literacias. Importa, pois, levar os alunos a compreender que qualquer tipo de conhecimento radica na importância da leitura, que continua a ser uma competência imprescindível para a busca de informação, capaz de conduzir à reflexão pessoal e crítica. E porque a leitura está indissocialvelmente ligada ao livro, será lançada a obra "O casamento misterioso de Mwidjj", de Alexandre Dunduro, a somar a outras tantas publicações que a EPM-CELP tem lançado ao longo dos anos, como forma de divulgar a língua portuguesa e acarinhar a produção literária de autores moçambicanos.

Sendo a leitura uma competência presente e subjacente a todas as actividades letivas e não letivas, numa perspectiva de valorizar a diversidade, a transversalidade e a articulação, irá decorrer também uma exposição de Orlando Mondlane, relativa ao processo ilustrativo do livro "O casamento misterioso de Mwidjj" agora publicado, estando também prevista a exposição "Palavras dos Cientistas do Mundo", no âmbito do projeto Hands on Science.

Constam do programa, igualmente, teatralizações de livros já publicados pela EPM-CELP, mostrando que a palavra, escrita ou oral, é a mais nobre forma de comunicação humana, dando forma àquilo que genuinamente transforma o homem de ser pensante em ser criativo.

O encerramento da Semana da Leitura ocorrerá com a projeção do filme "O Deus das Moscas", de William Golding, que poderá vir a constituir-se como excelente ponto de partida para reflexões morais e éticas.

Comentar


Código de segurança
Atualizar

jornalarte quad

pontalingua quad

letraletra quad

despesc

Topo