web francofonia1 mar18
“Le Français en fête” foi o tema da Semana da Francofonia que teve lugar na Escola Portuguesa de Moçambique – Centro de Ensino e Língua Portuguesa (EPM-CELP) de 19 a 23 de março, dinamizada pelo grupo disciplinar de Francês. Celebrar a francofonia e mostrar a influência da língua francesa no mundo foram os principais objetivos das diversas iniciativas realizadas. Registe-se que a Organização Internacional da Francofonia conta com 84 estados-membros unidos pela língua francesa e que esta atividade se inscreveu nas celebrações oficiais da francofonia em Moçambique.

A exposição “Vive la Francophonie” esteve patente no Pátio das Laranjeiras durante toda a semana. Quem por lá passou pôde ver e apreciar os trabalhos sobre os países onde se fala francês, assim como outros relacionados com a gastronomia e cultura francófonas, realizados pelos alunos do terceiro ciclo do ensino básico que frequentam a disciplina de Francês. Tratou-se de uma mostra das aprendizagens realizadas em sala de aula e de uma possibilidade de aprender de forma lúdica, já que todas as turmas de francês visitaram a exposição.

No dia 20 de março, data em que se celebra oficialmente o aniversário da francofonia, representantes da Embaixada da Bélgica, entre os quais o próprio embaixador, apresentaram o movimento francófono e falaram sobre a figura dos “Schtroumpfts”, que este ano celebram o seu 60.º aniversário, tendo direito a banca ilustrativa. Este momento pautou-se por uma conversa informal entre os diplomatas belgas e os nossos alunos, com estes a levantarem e responderem a questões sobre a francofonia, nomeadamente o número de países que compõem a Organização Internacional da Francofonia. Seguiu-se o concurso “Vive la Francophonie”, em que alunos dos oitavo e nono amos de escolaridade leram poemas e responderam a questões genéricas sobre a francofonia. Os vencedores receberam lembranças oferecidas pela Embaixada da Bélgica.

Houve, também, espaço para o cinema Francófono, em parceria com o Centro Franco-Moçambicano. “La Cour de Babel” e “Couleur de Peau: Miel” foram os filmes exibidos, respetivamente a 21 e 22 de março, no Pátio das Laranjeiras. Foram sessões abertas a toda a comunidade escolar, assim como às escolas circundantes.

A dramatização “Le Français en Fête- L’anniversaire de Marie Francophonie”, interpretada pelos alunos da turma C do nono ano sob a orientação da professora de Francês, Estela Pinheiro, foi o “prato forte” do cartaz de 22 de março, no Auditório Carlos Paredes, dirigido a todas de francês da nossa Escola. Tratou-se de uma aula pública em que a turma-autora apresentou a sua avaliação da componente oralidade, na disciplina de Francês, através da peça de teatro alusiva ao tema da francofonia. Saliente-se que os alunos colaboraram na produção do texto, na encenação e caraterização das personagens. Esta atividade terminou no dia seguinte com a participação das alunas do Clube de Francês Francomanie da EPM-CELP, dinamizado pela professora Maria Gorete Monteiro e com a atividade “Paroles du Monde”, realizada no Lycée Gustave Eiffel, onde os nossos alunos contaram a lenda de D.Pedro e D.Inês de Castro.

web francofonia2 mar18

Comentar


Código de segurança
Atualizar

jornalarte quad

pontalingua quad

letraletra quad

despesc

Topo