Cerca de 20 pessoas deram, ontem, os primeiros passos no tango. Tomar consciência do próprio corpo, libertar emoções e desafiar o corpo foram algumas experiências proporcionadas pela professora argentina Makela Brizuela, que se mostrou surpreendida não só com o nível de prática exibido em Maputo como também reconheceu a vontade de aprender expressa pelos praticantes.

Focalizado na diversão dos praticantes, o workshop para iniciados focou-se na abordagem rítmica, nos movimentos sincopados, na musicalidade, no contacto com o piso, bem como nos treinos de caminhadas com transições suaves entre andamentos paralelos e cruzados do casal de dançarinos. O grupo de alunos de nível intermédio beneficiou de um refinamento da postura e do abraço, de figuras de navegação, como o câmbio de frente entre homem e mulher, para além da exploração técnica dos movimento e rotações das pernas e ancas.

Segundo Makela Brizuela "O nível de tango em Maputo é bom. Neste lugar remoto para a cultura do tango não esperava algo parecido ao que vejo. Noto a escassez de gente e desafios mais estimulantes, por falta de referências e modelos ainda mais altos. Contudo, é notável o potencial dos dançarinos a nível da compreensão do movimento corporal e resposta rítmica. Para mim é um prazer lecionar quando alguém quer receber."

Através de métodos e processos criativos, o tango argentino desenvolve experiências corporais e uma ação pedagógica e psicológica que prioriza a educação motora consciente e global. Para além de ser uma expressão físico-motora, o tango enaltece valores culturais e valoriza e aprimora o sentido estético. Trata-se de uma atividade lúdica de deleite e de desenvolvimento físico, emocional e intelectual.

Quem é Makela Brizuela?

web tango mikelaNascida e criada em Buenos Aires, capital da Argentina, durante 10 anos praticou dança moderna e balé, recebendo o diploma da Escola Nacional de Ballet da Argentina.

Makela Brizuela dedica-se, desde 1995, ao ensino, às atuações públicas e à coreografia do tango na própria Argentina, no México e nos EUA. Atuou em locais de prestígio, como o Teatro Alex, Gato Vermelho e Anfiteatro Ford. Foi criadora, produtora e diretora do Cabaret Tango, no Museu de Arte Latino-Americano, e do Urban Tango, no Elétrica Lodge. Para além de leccionar aulas privadas e em grupo, Makela promove, semanalmente, uma das mais famosas aulas de tango em Los Angeles (EUA).

Conhecida pela sua técnica excepcional e graciosa, Makela salienta que o tango vem do coração e do corpo. Para as aprendizes femininas, o seu método concentra-se nos pontos críticos da aprendizagem que fazem uma mulher dançar mais bonito e fácil, enquanto para os aprendizes masculinos o foco seu procura fazer do homem um líder confiante e clara de modo a que o par feminino desfrute da dança.


Comentar


Código de segurança
Atualizar

jornalarte quad

pontalingua quad

letraletra quad

despesc

Topo