web biodiversidade mai18
Três alunos da turma A do oitavo ano - Hilário Majante, Paulo Varela e Pedro Alvim - venceram o Concurso de Fotografia Biodiversidade organizado, por ocasião da celebração, hoje, do Dia Internacional da Biodiversidade, pelo grupo disciplinar de Ciências Naturais e projeto “Mãos na Ciência” da Escola Portuguesa de Moçambique – Centro de Ensino e Língua Portuguesa (EPM-CELP), destinado aos alunos daquele ano de escolaridade. “Pardus” é o título da obra vencedora que está em exposição no átrio central da nossa Escola, juntamente com os demais 20 trabalhos concorrentes e selecionados para a exposição.

web biodiversidade1 mai18Luana Santos, da turma “C”, assumiu o segundo lugar do pódio, com a obra “Vida Numa Perspectiva Diferente”, na qual realça, minuciosamente, a face de uma girafa, entre folhas e ramos florestais. Para os terceiros lugares, atribuídos a cinco trabalhos, estão “Pitão Verde Arborícola”, de Rodrigo Trindade (8.ºB), que ilustra a cadeira alimentar das serpentes e roedores; “Esquilo-Cinzento-Um Imigrante Ameaçador”, de Luna Gouveia (8.ºD); “Mosquito”, de Dylan Jesus e “Jovem Leão”, de Filipa Gama (8.ºC).

A exposição, dividida em seções temáticas, apresenta as mais diversificadas visões da biodiversidade em vários contextos, havendo selva e cidade, ecossistema, relações bióticas e espécies.

O Dia Internacional da Biodiversidade foi criado em 1992 pela Organização das Nações Unidas. Desde então é celebrado anualmente a 22 de maio e, em 2018, o lema é "Celebração dos 25 anos de Acção para a Diversidade Biológica".

De acordo com Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Diversidade Biológica (CDB), Biodiversidade é "a variabilidade de organismos vivos de todas as origens, compreendendo, entre outros, os ecossistemas terrestres, marinhos e outros ecossistemas aquáticos e os complexos ecológicos dos quais fazem parte; compreendendo ainda a diversidade dentro e entre espécies, e de ecossistemas".

Comentar


Código de segurança
Atualizar

jornalarte quad

pontalingua quad

letraletra quad

despesc

Topo