web diafilosofia1
Alunos de filosofia do primeiro ciclo e do ensino secundário da EPM-CELP juntaram-se, ontem, para celebrar o Dia Mundial da Filosofia, que procedeu o Dia Internacional da Tolerância. “A Paz e o Entendimento Global" foi o tema que inspirou uma jornada de reflexão livre sobre problemáticas que, atualmente, assombram a nossa sociedade.

As várias atividades realizadas em contexto de sala de aula culminaram com a realização de uma exposição e a exibição de uma vídeo-reportagem, ambas no átrio principal da nossa Escola, dando voz aos pensamentos, desejos, dúvidas e sonhos que idealizam um mundo mais humanizado. Romper a indiferença e despertar o pensamento dos alunos para o que o envolve foi o desafio que animou o Grupo Disciplinar de Filosofia e Psicologia a promover a aproximação das aprendizagens conceptuais às experiências vividas no contexto mais imediato ou distante da existência universal partilhada por todos.

Assumindo-se que a filosofia é, sobretudo, uma atitude que transcende a mera abstração, as mensagens livremente elaboradas pelos alunos e expostas publicamente insurgiram-se contra um conjunto de males e contravalores que, diariamente, assolam o mundo. O espaço de reflexão deixou margem para mensagens de esperança que reforçam o sentido da existência humana.

web diafilosofia2 web diafilosofia3

A comemoração do Dia Mundial da Filosofia, instituída pela UNESCO em 2005, revigorou o olhar crítico e responsável dos nossos alunos sobre as atitudes do ser humano no mundo. Os exemplos seguintes são ilustrativos.

“Esta celebração oferece-nos a possibilidade de promover um melhor entendimento na sociedade, solucionando os problemas que a caraterizam.” – Rosada Fernandez (11.ºB)

“Se todos sabemos que as nossas ações são responsabilidades endividais, que influenciam a vida e o bem-estar global, porque é que ainda há pessoas que permanecem indiferentes? Chegou a hora de fazer a diferença.” - Margarida Dray (10.ºC)

“Porque é que existem pessoas muito pobres neste mundo?” – Fátima Martins (4.ºC)

“Eu gostaria que o mundo fosse um sítio de paz e alegria, para sempre, e que ninguém se chateasse. Mas, toda a gente, até eu, tem discussões, mesmo com os irmãos ou amigos.” – Ana Filipa (4.ºD)

Relacionado
filosofia
Mensagem da Diretora geral da UNESCO,Irina Bokova, por ocasião do Dia Mundial da Filosofia.

Comentar


Código de segurança
Atualizar

jornalarte quad

pontalingua quad

letraletra quad

despesc

Topo