web_semana_da_leituraContadores de histórias, encontros com escritores, encenadores e até leitores, leituras em grupo, exposições e uma feira do livro preenchem a Semana da Leitura, que a Biblioteca Escolar José Craveirinha promove desde hoje até à próxima sexta-feira (27 de Novembro) na EPM-CELP.

"Livro: uma porta aberta para o conhecimento" é o nome da edição 2009/10 da Feira do Livro da EPM-CELP, em permanência no Pátio das Laranjeiras até ao final desta semana. Plural Editores, Mabuko, Publicações Europa-América, Leya Editores, Escolar Editora, Alcance Editores, Brinduka, Universidade Eduardo Mondlane e Nadjira, para além da própria EPM-CELP, são as editoras que estão representadas na Feira do Livro.

O encontro com o cinema moçambicano vai ocorrer na sexta-feira com a presença da realizadora Isabel Noronha e a exibição do filme "Trilogia das Novas Famílias". Na véspera será a vez do teatro moçambicano através da intervenção da encenadora Manuela Soeiro junto dos alunos dos 11.º e 12.º anos. Também o escritor moçambicano Rogério Manjate marcará presença, já amanhã, para falar com os alunos do terceiro ano do ensino básico.

Destaque também para o Encontro de Leitores marcado para a escadaria da entrada da EPM-CELP, junto ao Auditório Carlos Paredes, na quarta-feira, às 11H50. Todos os membros da comunidade educativa – alunos, professores, funcionários e pais e encarregados de educação - estão convidados a trazer um livro, talvez o predilecto, e ler uma única página em voz baixa e durante um minuto apenas. A seguir, cada leitor erguerá bem alto o livro que trouxe para o dar a conhecer a todos os presentes. Um verdadeiro ritual de leitura!

Os contadores de histórias também vão animar a Semana da Leitura: Tânia Silva, professora do Departamento de Línguas da EPM-CELP, Lindo Nlhongo e Paulo Mulhanga vão tornar mágicos alguns momentos que passarão com os alunos mais novos do ensino básico. Espaço ainda para o pintor Calisto Namburete, professor do Departamento de Expressões da EPM-CELP, falar aos alunos sobre o tema "O científico na Arte".

A Magia da Capulana vai também colorir e animar alguns espaços do edifício central da EPM-CELP, como o Pátio das Laranjeiras e o Átrio Central, já a partir de amanhã. Uma dramatização do texto do escritor moçambicano Mia Couto "A capulana de minha mãe", um desfile de vestuário em capulana, uma feira de artesanato em capulana e uma exposição de bonecas de capulana, de Suzette Honwana, vão homenagear a própria capulana nesta Semana da Leitura.

Clique no horário da Semana da Leitura para ficar a conhecer os dias, horas e locais de todos os eventos até ao próximo dia 28 de Novembro.

Comentar


Código de segurança
Atualizar

jornalarte quad

pontalingua quad

letraletra quad

despesc

Topo