web craveirinha 28MAI20A Biblioteca Escolar José Craveirinha da Escola Portuguesa de Moçambique – Centro de Ensino e Língua Portuguesa celebra hoje o 98.º aniversário natalício do poeta José Craveirinha, seu patrono. Poeta maior da língua portuguesa, recebeu vários prémios nacionais e internacionais, tendo sido, em 1991, o primeiro escritor africano galardoado com o Prémio Camões, a distinção mais importante da literatura em língua portuguesa.

Além de poeta, ensaísta e jornalista, foi o primeiro presidente da Assembleia Geral da Associação Moçambicana de Escritores - AEMO, e vice-presidente do Fundo Bibliográfico da Língua Portuguesa, tendo sido agraciado pela Presidência da República de Moçambique com a “Ordem Amizade e Paz”.

A sua obra, imensa e diversa, espelha as suas vivências pessoais e sociais, bem como o contexto sócio-político que o levou à intervenção política e à consequente prisão pela PIDE, por sonhar então com outro Moçambique.

Da sua obra, traduzida em várias línguas, destacamos o seu primeiro livro Xhibugo, Karingana ua Karingana, Maria, Balalaze das Hienas, Poemas da Prisão, Vila Borghesi e outros poemas.

Atualmente, a sua obra é lida e estudada em diferentes países e celebrada pelos amantes da poesia.

Assim, associemo-nos, hoje, às 17 horas, à comemoração desta data, participando no Sarau Online “Celebrando Craveirinha - Ecos de uma vida dedicada à Poesia” organizado pela Fundação José Craveirinha e pela AEMO. (ZOOM Clouding Meeting: ID 20 1982 1982 e chave de acesso 20 1982)

Comentar


Código de segurança
Atualizar

jornalarte quad

pontalingua quad

Logo UPA

despesc

Topo