web caching1 2020
Catorze grupos de alunos de três turmas (A, B e C) do sétimo ano do ensino básico da EPM-CELP mergulharam, na passada sexta-feira, em aventuras marinhas e terrestres de línguas, histórias, experimentações, aptidão física e de consciencialização ambiental na rota de 14 estações temáticas que desafiaram os estudantes a desvendarem a vida e obra de Fernão de Magalhães. Na edição 2020 do “EPMcaching”, organizada no âmbito dos 500 anos da viagem de circum-navegação de Fernão de Magalhães, os alunos testaram as suas competências adquiridas nas aprendizagens realizadas em contexto de sala de aulas.

Sob o lema “À procura de Magalhães”, o “EPMCaching” 2019/2020 incidiu na manifestação de competências e saberes dos alunos associados à Matemática, Inglês, Francês, Espanhol, Educação Física, Educação Visual, Ciências Físico-Químicas, Geografia, Português, Ciências Naturais e História a partir da abordagem de temas sobejamente conhecidos. Durante duas horas de intensa maratona, os grupos percorreram o circuito de 14 estações de desafios em busca dos “carimbos do saber” no “passaporte “Epmcaching”, distribuído a cada equipa para certificar a passagem por cada um dos pontos obrigatórios e inscrever a respetiva pontuação obtida.

web caching2 2020A viagem “À procura de Magalhães começou junto ao anfiteatro ao ar livre de onde os alunos partiram para as várias escalas representativas de locais e objetos ligados à epopeia de Fernão de Magalhães. Durante a corrida, os sentimentos experimentados pelos alunos foram de um misto de satisfação e de preocupação motivado, de sobremaneira, pelas pontuações, atribuição de carimbos e, às vezes, pelos erros cometidos durante o percurso. E não era para menos! Em 42 desafios propostos nas várias estações, os alunos conheceram sucesso em mais de metade dos desafios o que valeu prémios aos pequenos Raúl (turma B), Naisha (C), Pires (A), Manuel (A) e Bruna (C), pelo primeiro lugar no grupo Estreito de Magalhães; Chenoa (A), Frederico (B), Leonor (C) e Francisco (A), pelo segundo no Baía de Guanabara e Leandro (A), Ivan (C), Muskan (A) e Guilherme (B) pelo terceira posição nas Ilhas Canárias.

Embora todas inspiradas nas celebrações dos 500 anos da viagem de circum-navegação de Fernão de Magalhães, cada estação propunha desafios diferentes. Na “Rota de Magalhães”, por exemplo, as equipas tinham de responder aos desafios sobre localizações relativas e absolutas; na “História de Magalhães” desenhar e passar pelo desafio proibido; na “Verde” recolher lixo no barco de Fernão de Magalhães e resolver um “puzzle” associado à gestão ambiental; na “Tás Fit Pá Biagem?” falar de educação física e desportos e cumprir desafios físicos; na “Estação Pais” resolver um “puzzle” e identificar Fernão de Magalhães no meio de fotografias de vários rostos expostas na mesa; na “Navega com as palavras” cruzar palavras e responder a desafios de gramática.

A “EPMcaching”, de acordo com Mónica Oliveira, representante da área disciplinar de Geografia dinamizadora da iniciativa, tem como objetivo dotar os alunos de um trajeto lúdico sobre as diferentes disciplinas que compõem o currículo do sétimo ano. “Este ano, por exemplo, o professor Uriel Guerra entrou como parte integrante do currículo, mesmo que as turmas A, B e C não tenham a disciplina de Espanhol. Essa é a forma de colocar os alunos a brincarem e a aprenderem”, explicou a professora, acrescentando que “a atividade vai ao encontro do compromisso assumido pela EPM-CELP ao fazer parte da Rede de Escolas Magalhânicas, celebrando os 500 anos da viagem de circum-navegação de Fernão de Magalhães”.

Numa outra abordagem, falando do balanço da atividade, Mónica Oliveira explicou que os resultados são satisfatórios, pois os alunos conseguiram demonstrar as competências adquiridas num período deste ano letivo. Quem também avalia positivamente a “viagem” dos estudantes é Ana Barbosa, professora de Português na nossa Escola que dinamizou a estação “Navega com as palavras”, onde os alunos responderam aos desafios de leitura do texto biográfico sobre Magalhães, fazer palavras cruzadas de acordo com o mesmo texto e resolver exercícios relacionados com gramática, função sintática e pronomes.

web caching3 2020Nas estacões “Verde” e “Pais”, comandadas pelo grupo “Unidos Pelo Ambiente” (UPA) e pelos pais e encarregados de educação, respetivamente, os resultados não diferem. Débora Filipa, representante da UPA, explicou que os alunos se mostraram sensibilizados e cientes dos problemas ambientais do nosso planeta. Do outro lado, pais e encarregados de educação mostraram-se felizes por estarem pela primeira vez na atividade a avaliar a competência dos seus filhos no mesmo ambiente dos professores de diversas disciplinas. Paulo Silva, representante do grupo, revelou estar satisfeito, sublinhando que “é sempre bom participar na educação dos filhos”.

Um filme para fechar o dia!
Após a longa maratona de descobertas e aprendizagens múltiplas, os grupos juntaram-se no Auditório Carlos Paredes para a última etapa da atividade: a visualização do filme “A Volta ao Mundo em 80 Dias”. A obra, de comédia e aventura, foi lançada em 2004 e é baseada no famoso romance, com o mesmo nome, de Júlio Verne.

Sempre colado ao tema “À procura de Magalhães”, a história do filme decorre da Inglaterra do século 19 e é centrado na figura do inventor excêntrico Phileas Fogg e seus esforços para circum-navegar o mundo em 80 dias. Durante a viagem, ele é acompanhado pelo seu criado chinês Passepartout. A narrativa impulsionou risos e gargalhadas no auditório durante intensas duas horas da comédia. Passepartout, ou simplesmente Jackie Chan, foi o provocador da euforia entre alunos, professores e funcionários.

O filme, que só terminou depois da meia noite, fechou as atividades do dia, levando, posteriormente, os alunos à pernoita no campus da EPM-CELP. O “EPMCaching” 2019/2020 envolveu dezenas de alunos, mais de 30 professores de diferentes disciplinas e vários estudantes do ensino secundário. A atividade foi dinamizada pelo Grupo Disciplinar de Geografia.
web caching4 2020

Comentar


Código de segurança
Atualizar

jornalarte quad

pontalingua quad

Logo UPA

despesc

Topo