web asteroides 09dez19
Terminou, na última quinta-feira (5 de dezembro), na EPM-CELP, a campanha “Caça aos Asteróides”, que, durante um mês, envolveu oito alunos do sétimo ano do ensino básico na análise de imagens recolhidas por telescópios para posterior identificação de asteróides e objetos em rota de colisão com o planeta Terra. A ação, inserida no plano anual de atividades do grupo disciplinar de Ciências Físico-Químicas, integrou-se na iniciativa da NASA e do Centro de Colaboração Internacional em Pesquisa Astronómica (IASC, sigla em inglês).

De acordo com Francisco Carvalho, professor de Físico-Química e dinamizador da atividade na nossa Escola, o trabalho consistiu, para além de catalogar novos asteróides, em analisar imagens recolhidas por telescópios que estão no “Hawai Pan Starrs”. Ou seja, através do astrométrica – um “software” próprio –, os alunos interpretaram as imagens, focando-se mais na possibilidade de ter asteróides perto da terra, cujos resultados, havendo indícios, são enviados para o IASC para validação. “Nesta campanha identificamos 36 possíveis asteróides. Mais tarde teremos a confirmação se houve alguma descoberta nossa após validação do resultado pela equipa do IASC”, afirmou o docente.

O projeto resulta de uma parceria da NASA e do Centro de Colaboração Internacional em Pesquisa Astronómica, que é um consórcio internacional de universidades e organizações que se dedicam ao estudo da astronomia. Neste consórcio está incluído o Nuclio, sendo através deste que a nossa Escola participa nestas campanhas.

A atividade, de caráter preventivo, dotou os alunos das turmas “A”, “B”, “C” e “E” do sétimo ano do ensino básico de mecanismos de pesquisa e leitura de imagens recolhidas por telescópio. Esse propósito, segundo Francisco Carvalho, vem preparar os estudantes na disciplina de Física, com o estudo do universo e da astronomia.

A campanha “Caça aos Asteróides” teve início no passado dia 21 de outubro e o seu termo esteve previsto para 18 de novembro, mas a nossa Escola decidiu estender o prazo de modo a ampliar as possibilidades de descoberta.

Comentar


Código de segurança
Atualizar

jornalarte quad

pontalingua quad

Logo UPA

despesc

Topo