web deficiencia1 2019
Dezenas de petizes do pré-escolar e dos terceiro e quarto anos do ensino básico da Escola Portuguesa de Moçambique – Centro de Ensino e Língua Portuguesa (EPM-CELP) juntaram-se, na manhã de ontem, no Auditório Carlos Paredes, para, a partir da visualização do filme "Elmer, o Elefante Xadrez", aprenderem valores associados ao amor e à inclusão. A atividade, organizada no âmbito da celebração do Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, ontem assinalada, foi dinamizada pelo Departamento de Educação Especial da nossa Escola.

O evento, que visou a sensibilização e a consciencialização para o reconhecimento e a necessidade da plena inclusão social da pessoa com deficiência, foi dirigido a três turmas que integram alunos que frequentam a sala do Ensino Estruturado.

“A intenção é provocar nos alunos uma discussão sobre as diferenças e a inclusão. Eles precisam saber que sem amor, tolerância e respeito pelo outro o mundo será de guerras e de conflitos”, esclareceu Ana Paula Gomes, coordenadora do Departamento de Educação Especial da EPM-CELP, para quem “é preciso uma mudança real da forma como olhamos para as diferenças, porque na teoria estamos muito bem, mas, infelizmente, a prática diverge”. Para Ana Paula Gomes, embora a sociedade tenha mais noção da deficiência física, “temos de começar a aceitar todos se quisermos tornar o mundo mais tolerante e inclusivo”, declarou.

O filme, que inspirou os alunos no debate sobre as diferenças humanas e sociais, é do cineasta David Mckeen e versa sobre a vida de um elefante, Elmer, que, incomodado por ser diferente dos outros elefantes, decidiu ficar igual aos demais, percebendo que a mudança não era exatamente o que ele esperava. Por isso, voltou à sua realidade e ganhou um dia especial em sua homenagem.

No final da atividade, os alunos usaram os pequenos papéis de anotação “sticky notes”, de diferentes cores, para montar o elefante Elmer no Auditório Carlos Paredes.

Comentar


Código de segurança
Atualizar

jornalarte quad

pontalingua quad

Logo UPA

despesc

Topo