web parlamento.jovens1 jan19
A Sessão Escolar da Escola Portuguesa de Moçambique – Centro de Ensino e Língua Portuguesa (EPM-CELP) elegeu, no passado dia 31 de janeiro, os jovens “deputados” Larissa Gil (8.ºA) e Luca Ambrosi (8.ºE), a par da suplente Bruna Prista (8.ºB) para representarem a nossa Escola no Parlamento dos Jovens em Portugal que, neste ano letivo 2018/2019, versa o tema “Salvar os Oceanos”. No encontro, que juntou 31 deputados das cinco listas votadas e convidados, aprovou-se igualmente o Projeto de Recomendação da EPM-CELP, contendo três medidas, na sequência do debate e negociação de ideias apresentadas a escrutínio.

Das 18 medidas propostas à Mesa da Assembleia da Sessão Escolar, discutidas, criticadas e defendidas pelos deputados, o plenário escolheu as três seguintes: “Colocação de redes ou grades nas valas de águas pluviais”, “Criação de um serviço público de limpeza de praias em parceria com o programa de acolhimento de refugiados” e “Celebridades ao Serviço da Limpeza dos Oceanos”. De acordo com o docente do Departamento de Línguas e coordenador do Parlamento dos Jovens na EPM-CELP, João Paulo Videira, as três medidas aprovadas serão apresentadas na Assembleia da República de Portugal, no Parlamento dos Jovens, caso a nossa Escola seja apurada para a Sessão Nacional. “Agora só nos resta aguardar. Já enviámos para a Assembleia da República de Portugal os resultados da Sessão Escolar, incluindo o relatório de todo o processo e o número de listas concorrentes para avaliação”, explicou o responsável. Após o escrutínio do conjunto de escolas do círculo Fora da Europa por parte da Assembleia da República será escolhida uma para estar presente na Sessão Nacional e defender as suas medidas no parlamento português.

Nos debates internos realizados em contexto de sala de aulas, no âmbito da Educação para Cidadania, os alunos debateram e propuseram, ao nível das respetivas turmas, medidas para combater o tópico em discussão, seguindo-se debates informais. Na nossa Escola promoveram-se três discussões em sala de aula e duas informais no Auditório Carlos Paredes.

As expetativas de participação na Sessão Nacional, em Lisboa, são grandes, mas já existe a satisfação de missão cumprida. João Paulo Videira explica que “pela qualidade do debate, pelo empenho dos miúdos na negociação, para a fusão de medidas, e até pelo teor do debate muito cívico e científico já ganhamos. Independentemente da participação ou não em Lisboa, todo este processo já promoveu um exercício de uma cidadania consciente e ativa e já pôs os miúdos a pensarem em torno do problema da poluição dos oceanos”, concluindo que mesmo que a EPM-CELP não participe “vamos usar as nossas medidas ao nível local”, declarou.

A Sessão Escolar foi participada pelos deputados Tayla Meguegy, Larissa Gil, Carolina Almeida, Mahommed Sacoor, Rayhaan Daly, Diogo Teixeira, Henrique Bila, Eduardo Monge, Guilherme Pinto, Diogo Martins, Bruna Prista, Renato Oliveira, Carmen Sitoe, Guilherme Rocha, Mariana Mendonça, Muhamad Vahid, Leonor Silva, Rita Piñera, Thandyswa Virgílio, Yunnie Zita, Maria Pimenta, Luca Ambrosi, David Cicero, Tailah Cruz, William Roberts, Eduardo Canastro, Michel Grispos, Isis Vasconcelos, Kandara Matlaba, Mariana Schwalbach e Tatiana Cruz. Refira-se que a eleição dos dois deputados e um suplente resultou da votação entre os pares presentes na Sessão Escolar.

O Parlamento dos Jovens é uma iniciativa da Assembleia da República de Portugal que leva a cabo debates à escala universal onde quer que se fale a língua portuguesa. Participam desta iniciativa as escolas portuguesas sediadas em Portugal, no círculo da Europa e no círculo Fora da Europa.
 
web parlamento.jovens2019 02 web parlamento.jovens2019 04
web parlamento.jovens2019 03 web parlamento.jovens2019 01

Comentários   

0 #1 Ana Maria Banha 08-02-2019 01:44
Parabéns, muitos parabéns!!!
Obrigada aos organizadores e participantes, especialmente aos meus queridos alunos do 8ºB e 8ºA... Adorei ver-vos nas fotos e a fazerem parte de um mundo em mudança, com a vossa intervenção/par ticipação!!!!! Estou taããooooo orgulhosa!!!!
Beijinhos a todos, muitas saudades!!!!
Ana Maria Banha
Citar

Comentar


Código de segurança
Atualizar

jornalarte quad

pontalingua quad

letraletra quad

despesc

Topo